22/08/2023



Brasil Cotidiano

Endividamento familiar atingiu a maior taxa dos últimos 11 anos em 2021

Pensando nesse problema, surgiu a Lei 14.181 de 2021, já em vigor, voltada a auxiliar as pessoas que se encontram endividadas

wallet-gab40485d3_1280

Saiba como evitar o endividamento (Imagem: Reprodução/Pixabay)

Em 2021 o problema do endividamento familiar atingiu a maior taxa dos últimos 11 anos no Brasil. Isso porque há cerca de 12 milhões de famílias brasileiras nessa condição. Conforme um pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, quase 75% das famílias brasileiras estavam endividadas em 2021.

De acordo com procurador de Justiça Ciro Expedito Scheraiber, o super endividamento do consumidor acontece porque há uma facilitação nas formas de adquirir crédito, o chamado ‘crédito irresponsável’. “Isso torna as pessoas endividadas, sem condições de pagar todas as dívidas e faz com que percam a dignidade”.

Conforme o procurar há diversas situações que podem levar ao endividamento, como os abusos em publicidade e assédios na oferta de crédito. Isso, muitas vezes, faz com que as pessoas deixem de avaliar a própria condição de cumprir com a dívida que estão assumindo.

Muitas vezes [as pessoas] não são informadas adequadamente sobre isso. Então assumem compromissos que extrapolam o poder de pagamento.

E ainda, há fatores inesperados, como a perda de um emprego, morte de pessoas da família e outras situações comuns no dia a dia. Além disso, falta responsabilidade das instituições financeiras nesse processo.

Pensando nesse problema, surgiu a Lei 14.181 de 2021, já em vigor, voltada a auxiliar as pessoas que se encontram endividadas. Essa norma alterou o Código do Consumidor para trazer dispositivos de prevenção, mas também de tratamento do super endividado.

DICAS

De acordo com Ciro Expedito, o consumidor deve tomar cuidado com ofertas milagrosas e empréstimos por meio de telefonemas. Bem como, deve procurar fazer o cálculo da dívida que está assumindo para saber se vale a pena e qual será o comprometimento da renda, que não pode ser mais que 30 ou 35%.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo