Está disponível uma nova oportunidade para os interessados em fazer parte de um curso de graduação em um dos cinco campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A porta de entrada para a UFFS é a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado na última pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.
O período para inscrição no Enem será aberto às 10h desta segunda-feira (13) e segue até às 23h59 do dia 27 de maio. As inscrições devem ser feitas via site do Enem (www.enem.inep.gov.br/). O valor da taxa de inscrição será de R$ 35 e poderá ser paga via boleto até 29 de maio.
Estão isentos do pagamento da taxa o aluno que vai concluir o ensino médio em 2013 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.
O Pró-reitor de Graduação da UFFS, João Alfredo Braida, lembra que quem já concluiu o ensino médio também pode participar do Exame. “Qualquer pessoa pode prestar o exame, ele não serve somente para avaliar os concluintes do ensino médio. O Enem é uma grande oportunidade para quem quer ingressar no ensino público”, ressaltou.
Provas
Nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio: – Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia; – Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia; – Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação; e – Matemática e suas tecnologias: matemática.
A redação
A partir deste ano, três mudanças devem garantir uma correção mais rigorosa na redação do exame: a proibição do deboche, a exigência do domínio da norma culta para receber a nota máxima e a redução da discrepância máxima nas notas dos dois corretores para que a redação seja encaminhada por uma terceira avaliação independente.
Enem e UFFS
De acordo com Braida é imprescindível que os interessados em entrar em algum curso da instituição, preste o Enem. “Atualmente oferecemos 38 cursos de graduação em cinco campi: Realeza e Laranjeiras do Sul (PR); Erechim e Cerro Largo (RS); e em Chapecó. Utilizamos o Enem como critério básico para seleção dos candidatos, por esse motivo é importante que todos leiam atentamente o edital, principalmente no que tange às novas regras, pois o Enem está sempre sendo aprimorado”, destacou.