Os coordenadores municipais e os coordenadores de local de aplicação que atuarão no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 recebem o novo formato de capacitação proposto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em todo o Estado.
De acordo com a assessoria do Instituto, nesta edição, a capacitação presencial torna-se regionalizada. Isso significa que os coordenadores de local de aplicação de cidades localizadas a até 105 Km do polo de capacitação também recebem as instruções sobre como aplicar o Exame de forma padronizada pelos instrutores do consórcio aplicador, formado pela Fundação Cesgranrio e Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O processo de capacitação teve início no último final de semana (15 e 16) e tem continuidade até o final deste domingo (23). Os 500 coordenadores municipais, coordenadores de local de aplicação e assistentes no Paraná são capacitados em Curitiba pela equipe da Cesgranrio. Antes eles eram capitados pelos próprios coordenadores municipais, em suas cidades de atuação.
Ainda segundo a assessoria, a capacitação presencial é uma das etapas de preparação dos cerca de 500 mil envolvidos com a aplicação das provas do Enem. Com oito horas de duração, a programação inclui vídeos, dinâmicas, simulações e exercícios para reforçar as regras e os procedimentos de aplicação, padronizados em todo o Brasil.