22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Energisa entrega nova subestação e linha de distribuição para Guarapuava

É a primeira subestação construída pela empresa na cidade. O projeto faz parte dos mais de R$ 190 milhões que a empresa investiu em 2020

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Energisa entrega nova subestação e linha de distribuição para Guarapuava (Foto: Divulgação)

A primeira subestação (SE) de energia da Energisa Sul-Sudeste no município de Guarapuava está pronta e em operação: a SE Guarapuava II. Além da nova SE, a distribuidora também finalizou a construção da linha de distribuição de alta tensão de 138 mil volts. Os dois empreendimentos representam um investimento de mais de R$ 12 milhões da distribuidora no município, beneficiando mais de 60 mil clientes.

Conforme a Energisa, os investimentos feitos na cidade fazem parte do pacote de mais de R$ 190 milhões que a empresa fez em 2019 nos 82 municípios atendidos. De acordo com Rodrigo Brandão Fraiha, diretor Técnico e Comercial da Energisa Sul-Sudeste, a SE Guarapuava II está localizada no bairro Conradinho. Ela tem a capacidade de dar continuidade ao fornecimento de energia caso alguma ocorrência afete as subestações atuais que atendem a cidade.

A nova subestação conta com equipamentos modernos e operação automatizada, que possibilita fazer alguns procedimentos de forma remota diretamente do Centro de Operação da Energisa Sul-Sudeste. Esse é o maior investimento elétrico já feito em toda a história de Guarapuava. Atualmente, a cidade conta com duas subestações que pertencem a Copel.

Já a nova linha de distribuição de 138 mil volts tem 4,2 km de extensão e passa pelos bairros Conradinho, Bonsucesso e Vila Carli. Assim sendo, a nova linha interliga a subestação Guarapuava II ao sistema elétrico da cidade. Ou seja, uma nova alternativa de distribuição de energia e um reforço energético para o município.

INDICADORES DE QUALIDADE

Os investimentos feitos pela companhia têm contribuído com a qualidade do fornecimento de energia. Com relação aos indicadores de qualidade do fornecimento, por exemplo, a Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora ficou em 4,95 horas do total de horas em 2020. Sendo assim, uma redução de 14% em relação ao período a 2019. Além disso, a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora ficou em 4,3 vezes, o que representa uma melhora de 2,5%.

Então, o cenário atual é um novo desafio para o setor elétrico. Por isso, temos a prioridade da empresa é oferecer um serviço cada vez melhor aos clientes, garantindo uma oferta de energia permanente e segura, levando bem-estar à população. Elas contribuem de maneira significativa para desenvolvimento econômico e social, sendo de extrema importância para os todos os nossos consumidores, incluindo indústrias, comércio e poder público.

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Antunes

Jornalista

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