22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Energisa explica como é calculado o valor da sua conta de energia

Tributos, custos de geração e distribuição compõem a tarifa de energia. Energisa detalha como a cobrança é feita e orienta como economizar

Conta de energia (Foto: Energisa)

Ao receber a conta de energia elétrica, o olhar da maioria dos consumidores se dirige imediatamente ao valor total a pagar. No entanto, poucos sabem exatamente o que encontra-se incluso nesse montante.

Para que você saiba o que paga, a Energisa Sul-Sudeste detalha a composição da tarifa de energia. E também orienta os consumidores sobre como utilizar o serviço de forma mais consciente, evitando sustos no fim do mês.

Vale ressaltar que a empresa é responsável pela distribuição de energia em 82 municípios do interior de São Paulo, Sul de Minas Gerais e Região de Guarapuava.

QUEM DEFINE O VALOR TARIFA

(Imagem: Energisa)

A tarifa de energia não é determinada pela distribuidora, mas sim pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão regulador do setor. Portanto, cabe à Aneel estabelecer as regras, fiscalizar o serviço prestado e aprovar os reajustes e revisões tarifárias aplicados pelas concessionárias em todo o Brasil.

De acordo com Carlos Eduardo Mariano, coordenador de Grandes Clientes da Energisa Sul-Sudeste, o valor da conta de luz envolve muito mais do que apenas o consumo mensal de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos em casa. A fatura reflete uma série de componentes que vão desde impostos até custos operacionais, passando por encargos setoriais e o custo da própria energia, conforme Mariano.

Além disso, em determinados períodos, podem haver a aplicação de bandeiras tarifárias (verde, amarela ou vermelha). Esse sistema aumenta temporariamente o valor da energia conforme as condições de geração no país. Por exemplo, quando há escassez hídrica e maior uso de usinas térmicas.

PARA ONDE VAI O DINHEIRO DA SUA CONTA

Conta de energia (Foto: Energisa)

A estrutura da conta de energia é dividida em três partes principais, de acordo com a Energisa. Assim sendo, 42,6% do valor são encargos e tributos obrigatórios (como ICMS, PIS e Cofins). Esses impostos são recolhidos pelos governos federal, estadual e municipal. Os valores ajudam a financiar políticas públicas, programas sociais e subsídios dentro do setor elétrico.

Outros 38,3% correspondem aos custos de geração e transmissão da energia. Ou seja, o pagamento das usinas geradoras (hidrelétricas, térmicas, eólicas, etc.). E também das empresas responsáveis por transportar essa energia até os centros urbanos.

Já apenas 19,1% ficam com a distribuidora, no caso a Energisa Sul-Sudeste. Essa é a menor parte do valor total da conta e é utilizada para manter toda a estrutura de distribuição funcionando.

O QUE A ENERGISA FAZ COM ESSE PERCENTUAL

Obra de manutenção (Foto: Energisa)

A parte da Energisa cobre custos operacionais como pagamento de fornecedores e prestadores de serviço; manutenção e expansão da rede elétrica; modernização de equipamentos e sistemas. Além do atendimento 24 horas aos clientes; renovação e manutenção da frota de veículos; investimentos em tecnologia e melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Por exemplo, em uma conta de R$ 100, apenas R$ 19,10 ficam com a Energisa. O restante é destinado a outros agentes do setor ou aos cofres públicos.

COMO ENTENDER MELHOR A SUA FATURA

Todas essas informações sobre a composição da tarifa estão detalhadas na própria fatura, que pode ser recebida em formato físico ou por e-mail, conforme a preferência do cliente. A Energisa também oferece canais digitais para esclarecer dúvidas e facilitar o acompanhamento do consumo:

Aplicativo Energisa On (disponível para Android e iOS);
Site oficial: www.energisa.com.br;
Atendimento via WhatsApp (Gisa): (18) 9 9120-3365.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.