22/08/2023
Cotidiano Em Alta Guarapuava

Energisa orienta sobre como fazer a decoração natalina com segurança

A Energisa faz um alerta: decorar sem atenção à segurança elétrica pode transformar encanto de Natal em perigo. Confira as dicas!

Enfeite de Natal com luzes (Foto: divulgação/Energisa)

O clima natalino já está no ar e as casas começam a brilhar com luzes, enfeites e criatividade. É pisca-pisca na sacada, LED nas janelas, guirlanda iluminada na porta. Mas, junto com o encanto, um alerta importante: para que toda essa beleza não se transforme em perigo, é essencial estar atento à segurança elétrica.

De acordo com Rodrigo Pontes Garcia, coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste, decoração antiga ou nova exige cuidado.

O reaproveitamento de materiais que ficaram expostos ao sol e à chuva, por exemplo, pode representar risco real de acidentes. Fios descascados, plugues gasto. Tudo isso pode provocar superaquecimento, curto-circuito e até incêndio.

Por isso, o especialista recomenda: antes de sair ligando os pisca-piscas, faça uma vistoria minuciosa. E se a decoração for nova, a dica é clara: não abra mão da certificação do Inmetro.

Evite produtos clandestinos ou de procedência duvidosa. Leia as instruções de uso, verifique a voltagem e a potência recomendadas.

Outro ponto de atenção são os famosos “T’s” ou benjamins, aquelas extensões improvisadas que conectam vários aparelhos em uma só tomada. Além de sobrecarregar a rede elétrica, esses dispositivos elevam os riscos de acidentes. Especialmente em casas com crianças e animais de estimação.

O ideal é manter a instalação fora do alcance e jamais esconder os fios debaixo de tapetes, carpetes ou atrás de móveis e cortinas.

SEGURANÇA

Antes de acender sua árvore e sua casa, siga essas dicas essenciais da Energisa:

Confira a voltagem dos equipamentos que serão ligados;
Não improvise com extensões e adaptadores de tomadas;
Providencie a substituição de fios desencapados;
Não deixe tomadas ou conexões expostas ao sol ou chuva;
Não passe fios por debaixo de tapetes ou por trás de cortinas;
Não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados;
Estabeleça um horário para ligar e desligar os enfeites luminosos;
Sempre que sair de casa, desligue tudo da tomada. Assim você evita acidentes e ainda usa a energia de forma consciente.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.