A EnergisaSul-Sudeste registrou no primeiro trimestre deste ano, mais de 66,4 mil raios em Guarapuava. A empresa acompanha em tempo real as condições climatológicas das 82 cidades da área de concessão. Atenta à aproximação de chuvas fortes, temporais e monitorando a incidência de raios nessas localidades, a concessionária atua de forma preventiva, com equipes de prontidão a fim de responder rapidamente aos impactos que, em determinadas circunstâncias, os fenômenos naturais podem causar à rede elétrica e, consequentemente, ao fornecimento de energia.
As mudanças no clima fazem com que a Energisa antecipe os procedimentos preparatórios para colocar o plano de contingência em prática, caso as previsões de chuva forte se confirmem. O gerente de Operações da Energisa Sul-Sudeste, Anderson Rabelo Rosa, explica que as equipes estão preparadas para atuarem em qualquer momento do caso caso haja queda na energia.
Estamos com nossas equipes preparadas para atuarem, inclusive no período noturno e aos finais de semana, o que agiliza o atendimento aos clientes se, porventura, houver interrupção no fornecimento de energia causada por chuvas e ventos fortes que podem atingir a cidade.
O COI, que é o Centro de Operações Integrado, conta com uma ferramenta de Alerta de Situação Climática, denominada NetClima e é o órgão responsável por todo o monitoramento climático. Esse trabalho tem como objetivo antecipar a mobilização das equipes para atender possíveis demandas relacionadas a temporais. Além de ocorrências causadas por chuvas, ventos fortes e raios.
Essa preparação faz parte do nosso cronograma de atuação durante todo o ano. No entanto, intensificamos nos meses que antecede o chamado período chuvoso, entre abril, maio, junho e julho.
INCIDÊNCIA DE RAIOS
Descargas atmosféricas podem ocasionar inúmeros prejuízos, por isso é importante ficar atento e adotar alguns cuidados nos dias de chuvas. Por esse motivo, a distribuidora alerta sobre a importância de adotar medidas preventivas para evitar acidentes elétricos nos dias chuvosos. Desligar aparelhos eletrônicos da tomada e evitar o contato com objetos de estrutura metálica que estejam ligados à eletricidade, são dicas importantes.
Além disso, deixar para carregar o celular em outro momento e sempre optar por usar o notebook na bateria e pela rede wi-fi, dispensando o uso de fios, também é fundamental para evitar acidentes. Se estiver fora de casa durante uma chuva forte, busque um local fechado para se abrigar e não fique a céu aberto. Isso porque, os raios são atraídos por pontos altos e, dependendo de onde a pessoa estiver, ela pode se tornar esse ponto alto. Por fim, se encontrar cabos partidos na rua, não se aproxime em hipótese alguma.
Caso o cabo partido caia sobre o veículo, permaneça dentro do automóvel. Se você estiver do lado de fora, não chegue perto e chame a Energisa pelos canais de atendimento. Call center: 0800 70 10 326, Gisa/WhatsApp (18) 9 9120-3365; aplicativo para celular Energisa On; ou site.
Leia outras notícias no Portal RSN.