domingo, 22 de jun. de 2025
Cotidiano Em Alta Guarapuava Região

Energisa troca 14 mil lâmpadas em ação com famílias de baixa renda

Energisa percorreu 17 cidades e também substituiu ventiladores e geladeiras, também promovendo educação para o consumo consciente

Energisa envolve comunidades (Foto: divulgação/Energisa)

A Energisa, de janeiro a maio de 2025, percorreu 17 municípios com ações educativas. A Unidade Móvel também substituiu equipamentos e atendeu beneficiários da tarifa social

Caminhão ‘Projeto Nossa Energia’ (Foto: divulgação/Energisa)

Nos cinco primeiros meses de 2025, o Projeto ‘Nossa Energia’, da Energisa Sul-Sudeste, alcançou 17 municípios com uma série de ações voltadas para a eficiência energética e a inclusão social. A iniciativa, que integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Aneel, promoveu a troca de 14.123 lâmpadas convencionais por modelos LED. De acordo com a empresa, o projeto já beneficiou famílias de baixa renda inscritas na tarifa social de energia elétrica.

Além das lâmpadas, o projeto também resultou na substituição de 1.980 ventiladores e 115 geladeiras antigas por aparelhos mais eficientes. Desse forma, contribuindo diretamente para a economia no consumo de energia das residências atendidas.

Energisa envolve comunidades (Foto: divulgação/Energisa)

A ação, conforme a Energida, é levada às comunidades por meio de uma unidade móvel que funciona como um centro de cidadania energética itinerante. Além das trocas, o veículo leva palestras educativas em escolas, exibição de filmes e peças teatrais.  Assim como, oficinas com experimentos tecnológicos e orientações sobre consumo consciente, segurança no uso da energia elétrica e os benefícios da tarifa social.

De acordo com Ana Letícia de Cézar Peres, analista de Eficiência Energética da Energisa Sul-Sudeste, o projeto representa mais do que economia.

Estamos levando conhecimento e ferramentas práticas para as famílias reduzirem seus gastos com energia e viverem com mais qualidade de vida.

Energisa envolve alunos (Foto: divulgação/Energisa)

Ao todo, mais de 2.100 pessoas participaram das palestras educativas, sem contar o público presente nas sessões de cinema e teatro. Para a empresa, a proposta é fortalecer o vínculo com as comunidades, indo além do fornecimento de energia e promovendo transformações sociais por meio da informação e da tecnologia.

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Cristina Esteche

Jornalista

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