A professora do ensino fundamental, da Escola Municipal Dom Bosco, em Guarapuava, Tatieli Aparecida Zevirikóski, recebeu o prêmio do Concurso Cultural Televisando o Futuro, categoria Professor Transformador, promovido pela RPC TV. Ela concorreu com professores de quatro município: Irati, Prudentópolis, União da Vitória e Pitanga e com 200 projetos inscritos. O prefeito Cesar Silvestri Filho e a secretária de Educação e Cultura, Sandra Zannette, entregaram o troféu e o certificado para a professora, nesta terça feira (22).
O tema deste ano "Cidadania: Direitos e Deveres” levou a professora a inscrever um projeto de contação para as crianças da educação infantil. A cada história escolhida a professora se transveste de um personagem.
“As histórias são contadas uma vez por semana, mas o meu objetivo é transformar esse momento em um momento mágico. Estou muito feliz pelo reconhecimento.
A escola possui um ambiente de leitura, a Biblioteca Pequeno Príncipe, onde as crianças e professores participaram da entrega do prêmio e conversaram com o prefeito. “O que a professora faz aqui é transformar a literatura em algo vivo, é fazer com que as crianças sonhem e se interessem pela leitura. É assim que se transforma uma escola”, disse a secretária de Educação Sandra Zanette.
"Precisamos de pessoas assim para construir um futuro melhor e uma educação de qualidade em Guarapuava”, afirma Cesar Filho.
Um dos principais objetivos do concurso foi reconhecer as melhores produções de estudantes e professores, incentivando a produção textual, artística e pedagógica, além de promover a reflexão sobre temas socialmente relevantes no cotidiano escolar. Cerca de 200 trabalhos foram classificados, 22 na regional de Guarapuava. A escolha dos melhores foi feita por uma banca avaliadora em cada regional, composta por professores universitários de todo o Estado. Foram avaliados, no total, mais de 2.600 projetos.