22/08/2023


Blog da Cris

Entre seis nomes, dois são ex-prefeitos e um na ativa, em Pinhão

Ex-prefeitos Dirceu de Oliveira e Deco e o atual Biasebetti estão na lista de pré-candidatura. Leticia, Vinicius e Israel surgem da Câmara

Prefeitura de Pinhão (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Seis pré-candidatos colocam os nomes para possíveis candidaturas majoritárias em Pinhão. Dois são ex-prefeitos e um busca a reeleição. Com apenas um ano de mandato como prefeito, Valdeci Biasebetti (PP) concorre à reeleição. Ele assumiu o comando do município após a morte do titular José Vitorino. Mas como se diz em ‘jogo’ esportivo, você estar sentado no banco de reserva e entrar, de repente, no jogo, tem muita diferença. E é justamente o que ocorre com Biasebetti. Ele levou praticamente um ano para se assentar como titular e entrosar a equipe. E agora em ano eleitoral tem poucos meses para fazer o mandato ‘pegar’.

Com uma tendência de conversas mais estreitas com a situação, surgem dois nomes. O ex-prefeito Dirceu Oliveira (PSDB) e o filho dele, o vereador Vinicius (Podemos). Ambos experimentam a reação do eleitor, contando também com o União Brasil. Esses três partidos compõem a base da deputada estadual Cristina Silvestri e de Santin Roveda. Dirceu e Biasebetti já conviveram como vereadores e, segundo fontes desta jornalista, possuem bom diálogo.

OPOSIÇÃO

Já na oposição ao atual grupo prefeiturável, surge Letícia Martins (PSD), que já foi a vereadora mais jovem do Paraná em 2017. Nas últimas eleições como candidata a prefeita obteve 2.190 votos. Por fim, o ex-presidente da Câmara Israel de Oliveira Santos (PT) se mostra empolgado com o apoio que vem recebendo de eleitores. E vindo pelas beiradas está o ex-prefeito Deco (MDB), hoje na Câmara de Vereadores.

O que se percebe, no entanto, é que nenhuma pré-candidatura colocada até agora possui musculatura que possa se dizer que haja uma preferência. Ou seja, todos precisam ainda trabalhar muito para conseguir o voto do eleitor. Ou então, ainda há tempo para buscar apoios de outros partidos para que a candidatura decole. Vamos acompanhar os desdobramentos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo