22/08/2023
Guarapuava Saúde

Equipamento sofisticado para diagnóstico chega ao Cancer Center

Trata-se da 'cintilografia', um equipamento que permite a frequência de exames para a detecção de câncer e de outras doenças

exame2

Equipamento para diagnóstico por imagem (Foto: Ascom/HSV)

O Cancer Center (CC) de Guarapuava conta com um novo equipamento. Chegou nesta sexta (18) um equipamento com uma sofisticada técnica de diagnóstico por imagem. De acordo com o CC, trata-se da ‘cintilografia’, que permite a frequência de exames para a detecção de câncer. É possível verificar se o câncer se disseminou para outros órgãos como os ossos ou o fígado. Ele também avalia a função de múltiplos órgãos como a tireoide, o coração, o fígado, os rins, entre outros.

Conforme a coordenadora do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Maroan Neves, para o exame aplica-se no paciente uma dose de radiofármaco, uma substância química radioativa. “Funciona como um marcador que ajuda a detectar a presença de câncer,  infecção ou outras doenças”. De acordo com a especialista, caso um paciente tenha sofrido um AVC, ou possui pré-disposição para a doença, o exame vai apontar.

Além disso, trata-se de uma importante ferramenta para o combate ao câncer, a ‘cintilografia’ destina-se também para o diagnóstico de infecções ósseas, de articulações, e outras doenças. Segundo Maroan Navas Ribeiro os radiofármacos usados nas cintilografias são seguros. “Além de seguro, o fármaco é  eliminado rapidamente do organismo [cerca de 20 minutos]. E o nível de radiação se iguala ou é inferior ao de algumas radiografias convencionais”.

Esse exame possui cobertura pelo Sistema Único de Saúde (SUS), outros convênios de saúde e também particular.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.