22/08/2023
Em Alta Esportes Guarapuava

Equipe de Guarapuava é campeã dos Jogos do Sudoeste

Jogos com foco na inclusão e segurança, e com modalidade adaptada permite que atletas celebrem a vitalidade e a paixão pelo esporte

Equipe de Guarapuava (Foto: divulgação)

A equipe 60+ de handebol de Guarapuava sagrou-se campeã nos JISP em Foz do Jordão. Com mais de 300 atletas os Jogos dos Idosos do Sudoeste, ocorreu nesse sábado (27). O sucesso da equipe vai além do placar final, residindo na própria natureza da competição.

Trata-se de uma modalidade de handebol adaptada, projetada para garantir a participação segura e ativa de todos. De acordo com o técnico Pedro Felipe Schinemann, a adaptação é a chave para o envolvimento de pessoas com diferentes níveis de mobilidade.

Equipe de Guarapuava (Foto: divulgação)

“A quadra se divide em zonas: defesa, meio e ataque.” De acordo com o técnico, cada jogador deve permanecer no espaço específico, limitando os deslocamentos e evitando o contato físico direto. Essa regra fundamental, conforme o técnico, não apenas previne lesões, mas também democratiza o jogo. “Isso permite que pessoas com diferentes níveis de mobilidade participem do jogo de forma segura e ativa.”

A dinâmica do jogo também é única. De acordo com Pedro, a bola precisa ser movimentada de forma estratégica entre as zonas. “A bola deve ser passada de zona em zona até chegar ao ataque para a finalização.” Essa exigência de passes constantes promove o trabalho em equipe e a cooperação, tornando cada ponto uma conquista coletiva.

REJUVENESCIMENTO E DIVERSÃO

Mais do que a competição, o técnico Pedro ressalta o espírito que envolve a equipe. Para ele, o handebol adaptado é uma fonte de rejuvenescimento e diversão. “É um jogo muito divertido onde as atletas se divertem e voltam a ser crianças quando encontram-se em quadra.”

De acordo com uma das atletas, a vereadora Rita Felchak, a conquista do campeonato pela equipe de Guarapuava é uma prova de que a paixão pelo esporte não tem idade. “A vitória em Foz do Jordão inspira e demonstra como a adaptação e a união podem criar oportunidades para uma vida mais ativa e feliz na terceira idade.”

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.