Com a chegada de uma frente fria mais intensa nos últimos dias, a Prefeitura intensificou as abordagens sociais nas ruas de Guarapuava. A ação se volta à proteção da população em situação de rua.
Coordenadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), as ações contam com uma equipe multidisciplinar. Assistente social, agente social, psicóloga, pedagoga e motorista ficam à disposição. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, haverá escala para que o time atue diariamente. O atendimento, conforme a Secretaria, inclui a noite, nos finais de semana e feriados, por meio do ‘Plantão Social’.
As abordagens têm caráter humanizado e preventivo, conforme a administração municipal. Quem aceita o acolhimento é encaminhado ao Albergue Noturno, que oferece pernoite seguro e refeições. Para aqueles que preferem permanecer nas ruas, a equipe entrega cobertores, roupas de frio e orientações sobre os riscos da exposição prolongada às baixas temperaturas.
CANAIS DE ATENDIMENTO
A população pode e deve colaborar. Em casos de pessoas expostas ao frio ou à chuva, o Creas atende de segunda a sexta, das 8h às 17h30, pelos telefones: (42) 3142-0566 WhatsApp: (42) 3142-0533
SERVIÇO
Fora desses horários, emergências ocorrem diretamente ao Corpo de Bombeiros (193), que atua em parceria com a equipe de abordagem social.
Leia outras notícias no Portal RSN.