O projeto Televisando o Futuro, do Grupo Paranaense de Comunicação – GRPCOM, lançado nesta quarta-feira (20), vai debater em 43 escolas de Guarapuava, o Meio Ambiente. O debate será feito por meio de 4 reportagens que serão exibidas no Paraná TV. As reportagens abordam a Biodiversidade; Destinação de Resíduos; Água, um Bem Finito; e Mudanças Climáticas.
A coordenadora de projetos do Instituto GRPCOM, Ana Gabriela Simões Borges, disse que o projeto vem crescendo a cada ano. Em 2008, quando foi lançado, apenas a cidade de Foz do Iguaçu participou. Hoje já são mais de 650 escolas em 22 municípios. Ana Gabriela também ressaltou a importância da televisão no projeto. “Já que os alunos sempre assistem televisão e discutem os programas, resolvemos explorar essa questão pedagógica”, lembra a coordenadora.
O objetivo do grupo é promover mudança de atitude da população em relação ao meio ambiente. Maria Inês Manfio, diretora da Escola Professor Conrado Gonçalves de Oliveira, diz que todos os alunos, professores e funcionários estão animados para participar do projeto. “O tema é muito importante, nós precisamos socorrer o planeta”, fala a diretora.
Além da conscientização, o Televisando o Futuro, premia os melhores trabalhos nas categorias redação e ilustração para alunos; mobilização para escolas; e transformação social para professores. O concurso é dividido em três fases: municipal, regional e estadual.