Da Redação, com Odair José
Reserva do Iguaçu – A merenda escolar se constitui em um dos alicerces do processo de aprendizagem. Nela estão contidos todos os subsídios nutricionais que possibilitarão melhor rendimento do aluno em sala de aula. É com essa visão que a Administração Municipal vem fazendo a sua parte em proporcionar aos estudantes de todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) uma alimentação escolar de qualidade.
O departamento que cuida da alimentação nas instituições de ensino do Município tem uma nutricionista que elabora o cardápio semanal, acompanha as compras e a distribuição, e ainda realiza a supervisão para verificar se está tudo correto com os alimentos e com o preparo.
“Temos vários fornecedores na merenda escolar. 30% dela vêm da agricultura familiar e o restante do comércio local. Além da alimentação que costuma ser ofertada, temos também algumas alimentações especiais, que são feitas para crianças que apresentam algum tipo de alergia, intolerância ou até mesmo doenças específicas como o diabetes”, explicou a nutricionista Luana Munaretto.
A merenda escolar de qualidade não envolve apenas o trabalho da nutricionista, mas também do setor administrativo, transporte dos produtos, direção das instituições de ensino e principalmente das cozinheiras. São elas que com muito amor pela profissão, desempenham um papel brilhante para que alimentos nutritivos, saborosos e saudáveis sejam servidos aos alunos.
A diretora da Escola Municipal Pedro Siqueira, Mara Dallagnol, comprova a qualidade da merenda e o empenho das cozinheiras. “Já faz muitos anos que as nossas cozinheiras trabalham na cozinha. Elas são muito competentes no que fazem, e tem dias que chegam às 7 da manhã para dar conta do trabalho. Às vezes acontece algum imprevisto de termos que mudar o cardápio, mas nunca faltou merenda ou foi servido alimento de má qualidade”, disse.
A secretária de Educação, Nice Moraes, sempre acompanha toda a logística da merenda escolar. Ela reafirmou que a Administração Municipal está fazendo e destacou a contribuição da alimentação escolar na vida dos alunos. “Sempre cuidamos com muito carinho da alimentação das crianças, pois sabemos que uma alimentação escolar de qualidade não beneficia apenas o aluno, mas também toda a família, estimulando a mudança do comportamento alimentar. Se a alimentação na escola contribui para um melhor desempenho escolar, contribui também para a formação de bons hábitos alimentares”, disse.