22/08/2023
Educação

Escolas estaduais do Paraná terão acesso à internet sem fio

imagem-43796

Um projeto piloto começa a ser executado ainda este ano, num grupo de 16 escolas, ainda não definidas. A partir daí, o serviço será levado progressivamente para toda a rede estadual. A meta da Secretaria de Estado da Educação, que faz parte do plano de gestão do governador Beto Richa, é beneficiar cerca de 1,5 milhão de alunos e 85 mil professores. 

Conhecida como wi-fi, a internet sem fio permite a conexão em todo o espaço da escola. “É uma proposta que está de acordo com o nosso compromisso de investir na qualidade do ensino no Paraná. A internet nas salas irá auxiliar os professores e alunos em diversas atividades, tanto na organização das aulas quanto na pesquisa”, disse o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns. 

De acordo com o diretor-geral da Secretaria da Educação, Jorge Eduardo Wekerlin, a fase piloto servirá para fazer ajustes na proposta. “Começaremos o projeto já neste ano para eliminar os problemas e conhecer as funcionalidades dos tablets que serão distribuídos aos professores”, explicou, referindo-se aos 27 mil tablets que o governo distribuirá até o início do próximo ano letivo para os professores do ensino médio da rede pública estadual. 

Além dos tablets, o governo vai equipar as escolas públicas com três mil projetores multimídia. Os recursos para a compra desses itens são do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), do governo federal. Com a disponibilidade do sinal de internet gratuito, a funcionalidade desses novos dispositivos será potencializada.

Com informações da AEN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.