terça-feira, 8 de abr. de 2025
Educação Em Alta Paraná Pato Branco

Escolas públicas de LS e Pato Branco são finalistas em concurso nacional

As escolas competem com projetos de todo o Brasil. O anúncio dos vencedores está marcado para hoje (3) em Curitiba

A premiação hoje (3) em Curitiba (Foto: Divulgação)

Três projetos de escolas públicas de Pato Branco e Laranjeiras do Sul (PR) são finalistas do Aprende Brasil Criativo. O concurso recebeu centenas de inscrições de todo o país. A premiação será hoje (3) em Curitiba. Participarão os professores autores dos projetos e secretários de Educação das cidades finalistas.

OS PROJETOS

Em Pato Branco, a organização do concurso selecionou dois projetos. Em primeiro lugar, o projeto “Comer, Jogar e Brincar” concorre na categoria Educação Infantil. Desenvolvido pelas professoras Alana Thaís Bonfim dos Santos e Renata Aparecida Julianoti, a proposta tem como objetivo integrar atividades lúdicas a fim de explorar hábitos alimentares e brincadeiras de diferentes culturas.

Por outro lado, o projeto “Um Voo para a Sustentabilidade”, da Escola Municipal Jardim Primavera, foi criado com o intuito de reforçar a conscientização ambiental, razão pela qual é finalista na categoria Educação para a Sustentabilidade. Sob a orientação das professoras Silvana Pagnoncelli e Tangriane Pessetti, os alunos participaram de atividades práticas, tais como a construção de iscas, o cultivo de flores e a revitalização da horta escolar.

Em Laranjeiras do Sul, outro projeto também concorre na mesma categoria: “Transformando Plástico em Vida: Hortas e Puffes para um Futuro Sustentável”. As professoras Eronice Ribeiro e Eliane Faccin coordenaram a iniciativa, que envolveu a criação de hortas em vasos feitos de garrafas PET. Ao mesmo tempo, reutilizaram o restante do material para confeccionar novos pufes para a biblioteca da escola. Desse modo, os estudantes aprenderam não apenas sobre reciclagem, mas também sobre criatividade e funcionalidade.

*Por Kayla Lima (estagiária), com supervisão de Cristina Esteche.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Kayla Lima

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.