O Governo Estadual disponibilizou uma verba de 30 milhões de reais para o 32 Núcleos de Educação do Paraná. O Núcleo de Guarapuava abrange as cidades de Pinhão, Reserva do Iguaçu, Candói, Foz do Jordão, Turvo, Goioxim e Campina do Simão. O dinheiro será usado para reformas e melhorias nas escolas.
Guarapuava recebeu 392,860 mil reais, dividido em duas parcelas. A primeira parcela será destinada às escolas da cidade. Já a segunda parcela será encaminhada para os outros municípios que fazem parte do Núcleo Regional. Uma comissão está reunida para avaliar os problemas de cada escola e decidir o valor que será repassado para cada uma. Celso Luiz Fracaro, supervisor de Edificação Escolar, explica que a verba é destinada para reparos emergenciais. “Vamos fazer o que é prioridade. Se está chovendo dentro da sala de aula nós temos que arrumar”, ressalta Celso.
Outros 5 milhões de reais foram destinados aos 32 Núcleos de Educação para reparos na parte elétrica. Um pouco mais 543 mil reais será dividido entre os Núcleos de Guarapuava, Pitanga, Pato Branco e Laranjeiras do Sul. Celso Luiz diz que nesse caso também terá prioridade os casos mais críticos. “ Sete milhões e meio de reais resolveria todos os problemas das escolas que fazem parte do Núcleo, mas como não temos esse dinheiro, temos que dar prioridade aos casos mais graves”, lembra o supervisor.