22/08/2023
Cotidiano

Escritor mirim: aventuras em forma de livros

imagem-26950

1024×768

Normal
0
21

false
false
false

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-style-parent:””;
font-size:10.0pt;”Times New Roman”;}

Quando se fala de uma criança de 08 anos logo nos vem à mente alguém agitado, que corre e gasta suas energias de todas as formas. E quando se fala de um menino de 08 anos que gosta de ler e de escrever, que está trabalhando o seu terceiro e-book, nos vem à mente uma criança retraída, de poucos amigos, ou como se diz na gíria, um “nerd”.

 

Porém, o guarapuavano Rafel Mila Primak, de 08 anos, não se enquadra em nenhum dos modelos citados. Um garoto de conversa fácil, que gosta de tudo o que um garoto da sua idade gosta, e que está se revelando um talento mirim na literatura.

 

De acordo com o seu pai, Fábio Primak, o menino Rafael recebeu incentivo para a leitura desde cedo. “Quando ele tinha um ano e meio eu a mãe dele já notávamos que ele gostava de revistas com figuras. Nós sempre o incentivamos a ler e disponibilizamos tudo o que ele sempre quis para a sua idade. Aos poucos notamos que a sua criatividade poderia ser dividida com outros garotos da sua idade e aí passamos a incentivar mais ainda para que ele escrevesse suas aventuras. Ele se empolgou e já está no seu terceiro e-book”, conta orgulhoso o pai.

 
As idéias fluem
 

Quando foi questionado sobre como cria seus personagens e como transforma as idéias em textos, o pequeno escritor diz que é normal. “Não tenho hora e nem rotina pra escrever. Quando me sinto inspirado apenas escrevo o que estou pensando. É um processo normal e simplesmente acontece”, diz Rafael.

 

Fabio assegura que em nenhum momento a família interfere na criatividade do pequeno escritor. “Ele escreve sempre que se sente inspirado. Nunca foi cobrado para que uma obra ou outra fosse concluída. Nós sentimos nele que escrever também é uma diversão e que ele se sente bem quando está produzindo”, destaca o pai de Rafael.

 
As aventuras
 

A primeira aventura de Rafel, “O Pastor Sonâmbulo”, é uma história onde a dificuldade de comunicação entre os animais de um sítio e um pastor, faz com que o uso da tecnologia seja decisiva para a solução de um mistério que rondava o ambiente onde a narrativa se passa.

Sobre as duas outras histórias, o pequeno Rafael faz ar de mistério e diz que são novos heróis que podem estar surgindo, além de uma aventura envolvendo a Copa do Mundo.

 
Escola
 

Rafael Primak diz que na sua turma de colégio todos gostam muito de ler. Ele e sua turma, fazem parte de uma geração, incentivada pelos pais, que está retomando o gosto pela leitura, sem nunca deixar de ser criança. “Escrevo por que gosto e leio porque todos que vivem comigo leêm. Enquanto tiver inspiração, vou continuar assim”, conclui o pequeno escritor, dando uma rápida aula de humildade.

Site
 

Para divulgar as produçôes de Rafel, Fabio criou um site: www.rafaelmilaprimak.tk para incentiva também outras crianças a escrever. Além dos textos do Rafael, o site traz tem espaços para trocas de ideias e links para outras produções.

Com certeza, é um site que merece ser visitado por todos que acreditam que para escrever e ler não há idade e que é um processo de evolução constante do ser humano.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.