22/08/2023


Guarapuava

Espetáculos terão sessões especiais abertas à comunidade

Ingressos limitados já estão disponíveis na Casa da Cultura

DSC_1525

A tão esperada abertura do Teatro Municipal de Guarapuava ocorre neste final de semana e terá apresentações especiais abertas ao público em geral. Os espetáculos culturais da Orquestra Sinfônica do Paraná e do Balé do Guaíra, previstos para esta sexta (8) e sábado (9), respectivamente, às 20h30, são limitados à convidados como imprensa, autoridades locais e estaduais, como a governadora Cida Borghetti, que já confirmou presença na inauguração, além de instituições guarapuavanas do segmento.

No entanto, para o grande público, sessões especiais também estão previstas. As apresentações irão ocorrer, nos mesmos dias, às 16h, com ingressos também limitados ao espaço do empreendimento. No total, 320 convites para cada dia já estão disponíveis e podem ser adquiridos gratuitamente na Casa da Cultura de Guarapuava.

O intuito da ação, segundo o prefeito Cesar Silvestri Filho é possibilitar que o público participe desse momento marcante para a cultura guarapuavana. “Queremos permitir a população que tem vontade de assistir essas apresentações, por isso nós faremos esses especiais. Buscamos minimizar, com isso, essa limitação do espaço”.

Em coletiva de imprensa realidade na manhã desta quarta feira (6), o prefeito municipal, acompanhado da Secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, da diretora do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura de Guarapuava, Rosevera Bernardim e da engenheira da obra Eliane Bischof, destacou a importância desse momento vivido por Guarapuava.

“Essa é uma obra de simbolismo muito forte, pois resgata um espaço para a promoção da cultura da nossa cidade, dentro de uma concepção que nós tivemos de fazer um espaço profissional. Assumimos a prefeitura com a obra em andamento e tivemos um extremo cuidado e carinho, como se fosse fruto iniciado nossa própria gestão, por reconhecer sua importância dentro desse processo de fortalecimento e resgate da nossa cena cultural. Hoje nós podemos falar com muito orgulho que o Teatro de Guarapuava é o mais moderno Teatro do Paraná”.

Quanto ao espaço limitado de poltronas, Cesar reiterou que a obra segue uma tendência do ramo.

“Quando assumimos a administração isso já estava definido. Mas, compreendo a decisão do passado com 320 lugares pois é evidente que para essa inauguração, com grande expectativa, ele fica pequeno. O mesmo pode ser com apresentações com grande apelo de público. Por outro lado, um dos objetivos desse teatro é a formação de plateia, a oportunidade de apresentação dos artistas locais, de fortalecer a produção artística local e esse processo não tem um apelo de público tão grande quanto, com isso esse espaço tem tamanho adequado a essa realidade”.

Teatro Municipal de Guarapuava inaugura nesta sexta feira (8) (Foto: Nádia Moccelin/RSN)

A secretária, juntamente com a diretora, ressaltou um amplo trabalho do poder público em buscar uma inserção de Guarapuava na rota das apresentações culturais de todo o Estado e de fortalecer e incentivar, por meio da oferta da estrutura da cidade, os grupos locais.

“Temos contato com o Teatro Guaíra e com diversos produtores artísticos para inserir Guarapuava nesse circuito de produções artísticas. Estaremos com certeza nesses roteiros de produções locais, regionais e nacionais. Participamos do Conselho de Cultura do Paraná justamente para viabilizar ainda mais essa proximidade e inserção”, conta Doraci.

No total, a obra do Teatro Municipal de Guarapuava teve o investimento de R$ 5,5 milhões. Todo o montante foi aplicado a partir de recursos próprios do município, o que justifica, entre outras questões, a entrega da obra em data posterior ao prazo inicial divulgado pela Prefeitura, de inauguração em julho de 2017. No total, seis anos se passaram desde o início até a entrega do Teatro.

“Tivemos uma longa crise econômica nesses anos da obra. É evidente também que em uma obra com a ousadia de se fazer a partir de recursos locais, tivemos que ajustar nossas prioridades e até diminuir o ritmo em razão dessa realidade orçamentária. Tivemos outras obras mais urgentes como a questão da educação, da saúde e da infraestrutura urbana, que em alguns momentos, demandam respostas mais rápidas”, afirmou o prefeito.

A partir da inauguração, o espaço do Teatro Municipal deverá receber apresentações culturais e artísticas diversas. De acordo com a Secretária, os interessados em fazer uso do palco do teatro guarapuavano, podem conferir todo o procedimento sobre data e funcionamento do espaço a partir de um edital de credenciamento de proposta já publicado no site da Prefeitura.

Investimentos futuros e parcerias com patrocinadores também são considerados pela administração municipal para auxiliar com os custos de manutenção mensal do espaço, cujo valor ainda não tem estimativa. Em dias de semana, o local poderá concentrar também ações de oficinas culturais municipais.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo