Com uma bicicleta, percorrer 28 quilômetros em meio a natureza, admirando um percurso com paisagens de tirar o fôlego. O trajeto previsto para o 1º Cicloturismo Desafio da Volta Grande, em Pinhão, pretende encantar os participantes no dia 24 de março, a partir das 8h. De acordo com o turismólogo da Prefeitura, Adriano Raizel, a iniciativa partiu de uma percepção local da disposição popular em aliar o esporte ciclístico à aventura e a natureza.
“A ideia surgiu a partir da Caminhada da Natureza que realizamos em dezembro de 2018 em que, mesmo o caminho não sendo adequado para as bicicletas, tivemos um número considerável de ciclistas no evento”.
Agora, três meses depois, em parceria com o grupo pinhãoense Mountain Bike (MTB), a administração municipal preparou uma rota especial para a modalidade que vai explorar pontos naturais interioranos do município, além de divulgar a produção da agricultura familiar em comunidades.
“O trajeto tem seu início na Praça Darci Brolini, Centro da cidade, com destino a comunidade rural da Volta Grande. Durante o caminho os participantes irão desfrutar de belas paisagens, como cachoeiras, rios, corredeiras e agroindústrias que já estão produzindo e comercializando seus produtos de forma legal em nosso município”.
Considerando que a iniciativa tem como propósito estimular a atividade física e o turismo ecológico, o bem estar dos participantes é fundamental. Por isso, ao longo dos 28 quilômetros previstos no trajeto, estarão distribuídos cinco pontos de reagrupamento, hidratação e alimentação.
“Todo ponto ficará próximo a algum atrativo, cachoeira, rio, corredeira ou agroindústria. Umas das cachoeiras conhecidas é a Cachoeira da Produtora. Estamos na expectativa de receber cerca de 200 a 250 participantes”, explicou o turismólogo.
Ainda segundo Adriano, considerando a expectativa bastante positiva para esta primeira edição, os organizadores já estão prevendo novas edições para explorar as riquezas naturas do município.
Já estamos pensando nos próximos devido à grande aceitação e participação não só dos atletas, mas dos envolvidos com o turismo e do comércio local que aceitaram e nos apoiam com a ideia. Pretendemos desenvolver outras rotas, uma vez que nosso interior tem um território grande e possui muitos atrativos ainda não conhecidos pela população local e regional. Queremos nos tornar referência no esporte aliado ao turismo, atraindo ainda mais adeptos deste e de outros esportes para o município e região.
Para participar do trajeto do 1º Cicloturismo Desafio da Volta Grande, a idade mínima indicada é 12 anos, devido aos trechos de subidas e decidas íngremes da rota. Após a conclusão do percurso, será servido um almoço com costelada no Recanto das Águas, que fica próximo ao Parque Coronel Lustosa.
Para os interessados em participar, é possível fazer a inscrição na bicicletaria Beto Bikes e na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. A inscrição custa R$ 35 e inclui almoço, piscina e entrada no Parque. Mais informações, pelos telefones: (42) 9 9109-8094, falar com Neuraci ou (42) 9 9954-0180, falar com Adriano.