As inscrições para o concurso público de professores da Rede Estadual de Ensino abriram nesta segunda (10). O edital oferta inicialmente 1.256 vagas nos 32 Núcleos Regionais de Educação no Paraná. O concurso é de responsabilidade da Secretaria da Administração e da Previdência e será promovido pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
A taxa de inscrição é de R$ 100 ou R$ 160, isso porque depende se o candidato vai concorrer a um ou dois cargos. Aqueles que cumprem os requisitos de isenção estabelecidos no edital podem se inscrever a partir de hoje (10) até 13 de abril. As inscrições ocorrem no site do IBFC, mas atenção pois se encerram às 23h do dia 9 de maio.
O edital do concurso (11/2023) prevê cinco etapas: prova objetiva, prova discursiva e prova prática, de caráter eliminatório e classificatório, prova de títulos, de caráter classificatório, assim como avaliação médica também de caráter eliminatório. Há reservas de vagas para afrodescendentes e pessoas com deficiência, conforme a legislação.
As vagas são para carga horária de 20h, mas o candidato que concorrer a dois cargos (dois em docência ou para um professor docente e outro de professor-pedagogo) poderá ter a carga horária de 40h semanais. Além disso, o concurso é prorrogável por dois anos e a expectativa é chamar mais candidatos, além das 1,2 mil vagas iniciais.
LOCAIS DAS PROVAS
As provas objetivas e discursivas serão no dia 18 de junho nas cidades-sede dos Núcleos Regionais da Educação. Sendo elas: Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê e Guarapuava. Além de Ibaiti, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá e Loanda. Assim como Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz.
O local onde o candidato vai fazer a prova não precisa ser necessariamente no mesmo munícipio onde a vaga de interesse está disponível. Dessa forma, um candidato que mora em alguma cidade do Interior em que haverá aplicação das provas, mas quer, por exemplo, concorrer a alguma vaga disponível em Curitiba, não precisará se deslocar até a capital. Entretanto, o Estado destacou que é imprescindível que a escolha do cargo e a cidade sejam indicadas no momento da inscrição para o concurso.
DÚVIDAS
O candidato poderá tirar dúvidas do certame junto ao IBFC pelo e-mail concurso@ibfc.org.br ou (11) 4788-1430 das 9h às 17h, de segunda a sexta, exceto feriados.
Leia outras notícias no Portal RSN.