O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou a construção de duas creches em Guarapuava. As duas unidades dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s) serão construídas no Distrito do Guará e Xarquinho. O prefeito Celso Góes recebeu a notícia diretamente do governador nessa segunda (10) em uma cerimônia no Palácio Iguaçu, em Curitiba. A demanda foi intermediada pelo deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior.
A construção das novas unidades ocorre por meio do programa Infância Feliz, uma iniciativa do Governo do Paraná. Conforme o prefeito Celso Góes, os recursos totalizam mais de R$ 2,6 milhões para os dois CMEI’s de Guarapuava.
Estamos muito felizes em anunciar a construção de dois novos CMEI’s em nossa cidade, graças à articulação e viabilização dos deputados Artagão Júnior e Fábio Oliveira. Esses locais proporcionarão um ambiente moderno e adequado para nossas crianças, com salas de aula, brinquedoteca, solário, pátio coberto, jardim sensorial. Assim, isso não só ajudará no desenvolvimento das nossas crianças, mas também permitirá que os pais trabalhem com a tranquilidade, sabendo que os filhos estão em um lugar seguro e sob ótimos cuidados.
INICIATIVA DO ESTADO
Os recursos fazem parte de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, a Casa Civil, o Tesouro Estadual, o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e a Assembleia Legislativa do Paraná. O deputado estadual Artagão Junior afirmou que o montante vem em boa hora.
A destinação desses recursos para Guarapuava é uma vitória para nossa comunidade. Este investimento trará benefícios duradouros para as famílias e ajudará a construir um futuro melhor para nossas crianças. Estou honrado em ter participado desse processo, e em poder contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade.
Ao todo, o Estado vai custear 300 creches em 258 municípios paranaenses para atender crianças de zero a três anos. O montante soma R$ 391,4 milhões e as obras têm a previsão de atender entre 10.200 e 13.800 crianças. De acordo com o governador, a medida atende um pedido das prefeituras para reduzir o déficit de vagas na educação infantil paranaense.
Estamos ajudando os prefeitos a resolverem um problema dos municípios, que é defasagem nas vagas disponíveis. Esse programa também resolve o problema daquela mãe que muitas vezes acaba perdendo uma vaga de emprego por não ter um lugar adequado para deixar o filho. Agora ela vai ter um bom lugar, onde ele vai aprender e vai ser bem cuidado.
PROJETO
A construção das creches deve ocorrer em terrenos com pelo menos 1,2 mil metros quadrados destinados pelas prefeituras. O Estado vai doar o projeto arquitetônico para as administrações municipais contratarem e executarem as obras.
O projeto padrão tem 456,86 metros quadrados e contarão com três salas de aula, uma brinquedoteca, dois banheiros com fraldários, quatro banheiros comuns (incluindo PCDs), um solário, assim como um pátio coberto e um jardim sensorial.
As creches também terão uma sala de amamentação, um lactário, um refeitório, uma cozinha industrial, dois vestiários, uma sala de diretoria, uma sala de secretaria, uma sala de professores e duas despensas. As creches terão capacidade para atender 36 crianças por período.
Além disso, o projeto das creches busca facilitar a ampliação em caso de necessidade da prefeitura. Por isso, não será necessário derrubar paredes – a basta construir um anexo que também está dentro do projeto. Com a ampliação, a capacidade de atendimento sobe para 46 crianças por período.
(*Com informações da Agência Estadual de Notícias)
Leia outras notícias no Portal RSN.