22/08/2023
Política Região

“Estamos estagnados, apostando nas novas gerações”, diz secretário sobre economia de Irati

Porém, Gomes diz que o município está sendo preparado para receber grandes empresas

emiliano-irati1-1024x618

Emiliano Gomes, secretário de Desenvolvimento Econômico (Foto: Ascom/Câmara)

Irati está sendo preparada para receber grandes investimentos. A afirmação é do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Emiliano Gomes, a vereadores do município. Segundo Gomes, porém, o município se ressente com a falta de representatividade e de união.

“Estamos estagnados, apostando nas novas gerações, que vêm apresentando ideias e projetos promissores”, disse o secretário, de acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara.

Ele disse também que Irati precisa se preparar para receber investimentos de empresas de grande porte. “Não temos estrutura nos condomínios, por isso acabamos perdendo. Precisamos primeiro nos reestruturar. Estamos em contato direto também com o Governo do Estado para nos aproximar com investidores grandes”.

O secretário deu essas informações a vereadores durante uma das sessões da Câmara nesta semana. Questionado sobre as atividades da Secretaria para reverter esse cenário e atrair novas empresas, Gomes listou os programas que estão sendo trabalhados nesse setor, com o “DesEnvolve Irati”, que trata do incremento de novos ecossistemas, o “Irati Talks”, que identifica novas potencialidades e o “Compras Irati”, que estimula micro e pequenos empresários locais a participarem dos processos licitatórios da Prefeitura.

O nosso objetivo é promover, de forma permanente, a inclusão e a capacitação dos empreendedores locais para gerar emprego, renda e fortalecer a economia do município

Questionado pelo vereador Rogério Luís Kuhn que cobrou solução para o condomínio industrial no que se refere à documentação e pessoas que não estão seguindo a Lei, Gomes disse que já entregou levantamento à Procuradoria da prefeitura, que repassou ao Ministério Público, o qual tomará as devidas providências.

“Já emitimos diversas notas aos empreendedores, os quais terão um prazo final para encaminhar os dados solicitados, caso contrário a procuradoria fará reversões, até porque precisamos de espaços, pois existem pessoas querendo investir”.

Kuhn enalteceu o Programa “Compras Irati”, mas alertou sobre as dificuldades de implementação. Emiliano rebateu dizendo que sabe que é um programa que vai demandar pessoal, mas disse que de início irão apostar na aproximação e no fortalecimento da relação com os fornecedores locais. “O Sebrae também já demonstrou interesse em ajudar. Faremos um planejamento anual das contas públicas”.

Kuhn ainda quis saber mais sobre o Sistema Equilibra Irati – B.I Business Intelligence. O secretário disse que é uma solução estratégica que auxilia na gestão e na rápida tomada de decisões dentro das empresas, possibilitando maior conhecimento sobre o mercado e negócio.

“Com o B.I é possível, a partir da análise detalhada de informações, identificar tendências e mudanças e antecipar problemas e cenários futuros”.

CÂMARA DEU VERBA

Durante a sabatina na Câmara, o vereador Roni Surek questionou sobre o PMAI – Programa Municipal de Atração de Investimento, já que a Câmara destinou verba para a concretização do programa. Gomes disse que o PMAI deverá garantir segurança ao investidor e auxiliar na melhoria do ambiente de negócios do município e na gestão.

“Teremos mais facilidade de conquistas, as coisas acontecem mais rápido, a Paraná Desenvolvimento faz as articulações e conexões. O programa deverá ser pago nos próximos dias”.

Sobre os condomínios industriais, Surek sugeriu estudos para que as empresas instaladas há anos, possam adquirir os terrenos à base de financiamentos e o valor seja investido na parte estrutural dos condomínios. O também vereador Marcelo Rodrigues quis saber se alguma empresa se interessou em investir no município. “Não recebemos nenhuma proposta de empresa de grande porte, porque não estamos preparados para recebê-las”.

Nivaldo Bartoski enalteceu a apresentação e relembrou o bisavô do Emiliano, Edgard Andrade Gomes, que muito fez por Irati. Edson Luís Elias também elogiou a desenvoltura do Secretário na pasta, parabenizando-o pelo engajamento principalmente de jovens nos projetos.

Antes de concluir, o presidente da Câmara, Nei Cabral agradeceu a explanação do Secretário e reforçou o compromisso da Câmara de apoiar o fortalecimento e modernização das empresas, estimular a inovação, aumentar os investimentos para gerar empregos de qualidade e promover a diversificação da economia do município.

PROGRAMAS DA SECRETARIA

Casa do Empreendedor; Pavilhão do Parque Aquático e Vendedores Ambulantes; Comitê Gestor (Progride) – Câmaras Temáticas; Irati Talks; Compras Irati; DesEnvolve Irati; Campanha Eu Amo Irati; Conselho de Turismo; Festa do Pêssego; CTG – Rodeio; e Agência do Trabalhador”.

O Secretário pontuou todas as atividades que estão sendo desenvolvidas dentro de cada segmento citado, destacando a importante parceria do SEBRAE.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.