22/08/2023
Educação

Estão abertas as inscrições para chefias dos Núcleos Regionais de Educação

Em Guarapuava, a professora Edil Espínola responde interinamente pelo cargo

guarapuava_fachada_frontal

Sede do NRE em Guarapuava (Reprodução/Facebook)

A partir desta sexta feira (18) estão abertas as inscrições para o processo de credenciamento para escolha dos 32 novos Chefes dos Núcleos Regionais de Educação do Paraná. Em Guarapuava, a professora Edil Espínola responde interinamente pelo cargo. As inscrições seguem até 3 de fevereiro.

Podem se inscrever todos os servidores ativos que já tenham exercido qualquer um dos cargos de diretor de escola, diretor auxiliar, chefe de núcleo regional ou assistente de núcleo. As inscrições podem ser feitas nas sedes de cada núcleo regional. No caso da educação, a Secretaria de Estado colocará no ar, nesta sexta, um site específico para isso. “Estão finalizando as questões técnicas”, disse a Agência de Notícias do Paraná ao Portal RSN.

De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), até agora a indicação era política. “Estamos rompendo com esse modelo, passando por um teste seletivo muito criterioso”, disse. “O chefe de núcleo precisa ter capacidade técnica, porque ele será o topo da pirâmide para as boas práticas que queremos implantar na sala de aula”, explicou.

O processo de credenciamento acontecerá em cinco etapas: análise de currículo; estudo de caso; teste online de raciocínio lógico e gestão; entrevista e apresentação de Plano de Gestão para uma banca multidisciplinar. A última etapa acontecerá em Curitiba. O transporte dos finalistas classificados será providenciado pela Secretaria.

Segundo o secretário de Educação e Esporte, Renato Feder, a escolha por um processo de credenciamento para referência atende à necessidade de maior transparência na seleção de pessoas para cargos de liderança. “O credenciamento técnico permitirá identificarmos bons profissionais para as chefias de núcleo. Queremos escolher os melhores líderes para melhorar a qualidade das nossas escolas e os índices de aprendizagem dos alunos”. O secretário argumenta ainda que os estados que mais avançaram na educação implementaram processos semelhantes.

O processo de credenciamento contará com suporte técnico do Programa de Apoio a Lideranças no Setor Público, programa promovido em cooperação pelo Governo do Estado do Paraná e a Aliança, formada pelas organizações do terceiro setor Fundação Lemann, Instituto Humanize, Instituto República e Fundação Brava.

DEMAIS REGIONAIS

Ainda não há informações de como e quando serão escolhidas as chefias dos demais núcleos regionais. Em Guarapuava, seguem em aberto: Agricultura; Cohapar; Família; Trabalho;  Paraná Esporte; Instituto Ambiental do Paraná (IAP); Secretaria do Meio Ambiente; Detran; ITCG; Casa Civil; Hemocentro; Sanepar; Instituto das Águas; Obras.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.