22/08/2023


Brasil Cotidiano Educação

Estão abertas as inscrições para o Enem 2024

A taxa de inscrição custa R$ 85 e o pagamento está disponível até o dia 12 de junho. Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro

Enem 2024 (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já estão abertas e podem ser feitas até 7 de junho. As provas ocorrem nos dias 3 e 10 de novembro. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.

De acordo com a Agência Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgou os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição. Também houve a divulgação dos recursos que tratam das justificativas de ausência no Enem 2023. Isso vale para candidatos que estavam isentos da taxa e faltaram às provas.

A taxa de inscrição custa R$ 85 e o pagamento está disponível até o dia 12 de junho. Os moradores do Rio Grande do Sul também terão isenção desse valor. Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Além disso é a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Os resultados da avaliação servem para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). E ainda também para instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Conforme as informações, no Rio Grande do Sul, devido à calamidade pública no estado, haverá um calendário estendido. Mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não divulgou as datas.

(*Com informações da Agência Brasil)

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo