Estão abertas as inscrições para os exames estaduais de EJA Educação de Jovens e Adultos. Assim, quem quiser participar, deve ir presencialmente a uma das escolas que vão aplicar o exame, levando RG ou outro documento pessoal com foto.
As provas vão ocorrer de 22 de junho a 4 de julho, na escola onde o candidato tiver feito a inscrição. Os exames vão ser on-line, feitos em computadores disponibilizados pela instituição de ensino.
Desse modo, na Região de Guarapuava, quatro locais vão aplicar a prova. Sendo eles, os Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja’s) de Guarapuava, Candói, Pinhão e o Colégio Estadual Rui Barbosa.
No entanto, há alguns requisitos para se inscrever. Isso porque é necessário ter 18 anos completos para fazer o exame do ensino médio. Para o ensino fundamental II, é necessário ter no mínimo 15 anos completos.
PROVAS
De acordo com o edital, os candidatos devem optar se vão fazer a prova de um semestre (com 60 questões e 3h30 de duração) ou se farão provas de uma ou mais disciplinas (com 1h30 de duração e 15 questões para cada disciplina). Porém, o candidato responderá somente às questões referentes ao semestre ou à disciplina para as quais fez a inscrição.
Inclusive, será preciso, no dia da prova, levar um documento de identificação oficial com foto. Além disso, os estudantes que se inscreverem para língua portuguesa também deverão levar uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul escura, fabricada em material transparente, uma vez que deverão escrever uma redação.
CERTIFICADO
O candidato aprovado em todos os semestres do nível de ensino (fundamental ou médio) poderá solicitar o certificado de conclusão em uma das instituições credenciadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) e autorizadas a emitir a certificação.
Mas ainda assim, é necessário levar o cartão-resposta impresso, formulário de requerimento impresso e preenchido, RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e uma cópia do relatório de notas (gabarito) dos Exames Estaduais de EJA On-line/2022.
Leia outras notícias no Portal RSN.