22/08/2023

Estão abertas as inscrições para Programa Agrinho

Escolas já podem se inscrever no Sindicato Rural de Guarapuava

916

Já estão abertas as inscrições para o Programa Agrinho 2018.  Escolas das Rede Pública e Particular de Ensino devem se inscrever no Sindicato Rural de Guarapuava. O formulário está disponível aqui.

O Agrinho é um programa de responsabilidade social promovido pelo Senar, com recursos do produtor rural juntamente com parceiros. O Programa Agrinho leva às escolas do estado do Paraná, uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa.  O objetivo é levar informações sobre saúde e segurança pessoal e ambiental, principalmente às crianças do meio rural.

O programa se consolida como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares. Pelo incentivo à pesquisa, defende-se uma educação crítica, criativa, que desenvolva a autonomia e a capacidade de professores e alunos assumirem-se como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos.

Os trabalhos elaborados durante o ano com o material do programa poderão participar do Concurso Agrinho. Podem ser inscritos trabalhos nas seguintes categorias: Rede Pública – Redação (ensino fundamental – 2º ao 5º ano); Desenho (educação especial e 1º ano); Núcleo Regional de Educação; Experiência Pedagógica; Município Agrinho; e Escola Agrinho. Já na Rede Particular as categorias são: Redação (2º ao 9º ano); Desenho (educação especial e 1º ano); Experiência Pedagógica; e Escola Agrinho. O tema para todos os trabalhos é: “As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo”.

As escolas públicas concorrem primeiramente em uma fase regional, onde serão selecionados um projeto de cada regional administrativa do Senar no Paraná (ao todo 11). As escolas particulares concorrem somente na fase estadual.

As escolas podem inscrever apenas um trabalho de cada série. Quanto ao Concurso de Experiência Pedagógica e Concurso Escola Agrinho, pode ser enviado também, apenas um de cada categoria, por instituição.

Os materiais que serão trabalhados nas escolas participantes serão entregues em março. Outras informações sobre o Agrinho, basta entrar em contato no Sindicato Rural, pelo telefone (42) 3623-1115, falar com Mery ou ainda na Regional do Senar em Guarapuava, pelo telefone (42) 3626 – 4789, falar com Cleide.

PRÊMIOS

Os alunos da rede pública de ensino e Apaes do 1º lugar de cada categoria, por ano escolar, ganham na fase regional um tablet, o professor orientador do projeto ganha o mesmo prêmio. Na fase estadual os primeiros lugares das escolas públicas e particulares de cada categoria, por ano escolar, ganham um notebook. Os professores orientadores ganham também a mesma premiação.

Na categoria de Experiência Pedagógica, na fase regional, os professores autores das duas experiências pedagógicas classificadas em cada uma das 11 regiões administrativas do Senar -PR receberão um tablet. Na fase estadual, os cinco primeiros professores colocados no concurso ganham um automóvel.  No Concurso Relato Escola Agrinho, nas escolas da rede pública, na fase regional, os responsáveis pelos relatos classificados em cada uma das 11 regiões administrativas do Senar -PR e os respectivos diretores de escola receberão um tablet.

Na fase estadual: os três primeiros lugares responsáveis pelo relato classificados e seus respectivos diretores de escola ganham um notebook (para ser utilizado na própria instituição de ensino). Na rede particular, o autor do relato classificado em 1º lugar e seu respectivo diretor de escola também recebem um notebook.

No Concurso Relato Município Agrinho – Rede Pública de Ensino, na fase regional: os autores dos relatórios classificados em cada uma das 11 regiões do Senar – PR e seus respectivos municípios receberão: Autoridade Educacional, um tablet; Município, um notebook. Na fase estadual, os três primeiros lugares responsáveis pelos relatórios classificados, e seus respectivos municípios, receberão: Autoridade Educacional, um notebook; Município, um projetor multimídia.

(Foto: Assessoria)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.