22/08/2023
Educação

Estão abertas as inscrições para Vestibular dos Povos Indígenas do PR

As inscrições para o Vestibular Indígena não tem custo e estão abertas até o dia 13 de fevereiro no site da Unicentro

vestibularindigena

As provas do 22º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná estão marcadas para os dias 7 e 8 de maio de 2023 (Imagem: Divulgação/Unicentro)

As inscrições para o 22° Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná estão abertas. Nesta edição, a organização do processo está sob a responsabilidade da Unicentro. De acordo com a instituição, as inscrições para o Vestibular Indígena são de graça e estão abertas até o dia 13 de fevereiro.

Para inscrever-se, basta acessar vestibular.unicentro.br/2023. As provas estão marcadas para os dias 7 e 8 de maio de 2023. Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), cada uma das sete universidades estaduais do Paraná reservam seis vagas para esse públcio. Já a Universidade Federal do Paraná (UFPR) disponibiliza outras 10.

Desse modo, para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio e ser reconhecido como indígena por meio de um documento comprobatório assinado pelo cacique da comunidade. As provas ocorrem nos polos de Mangueirinha, Manoel Ribas, Apucaraninha e Santa Helena. Bem como, Nova Laranjeiras, Cornélio Procópio e Curitiba.

Assim, no primeiro dia, os candidatos passam por uma prova oral. Conforme a presidente da Comissão Universidade para os Índios da Unicentro, Sandra Mattos, trata-se de uma etapa importante porque eles são de etnias distintas e falam diversas línguas.

Nós fazemos a prova oral justamente para conhecermos esse candidato e vermos se ele consegue compreender bem a língua portuguesa, porque isso é muito importante para o dia a dia da universidade.

Já no segundo dia do processo de seleção os candidatos fazem uma a prova objetiva. Eles responderam questões de português, biologia, matemática, física e química. Além de história, geografia e de línguas (inglês, espanhol, guarani ou kaingang). Nessa etapa os inscritos também fazem uma redação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.