Na reunião de lançamento do selo comemorativo dos 200 anos de Guarapuava, realizada na tarde desta quinta-feira, na prefeitura municipal, o prefeito Fernando Carli antecipou que já está em andamento o projeto para construção de um monumento em homenagem a Diogo Pinto de Azevedo Portugal, desbravador dos campos de Guarapuava. A estátua do desbravador deve ser colocada na rotatória entre as Avenidas Manoel Ribas e Sebastião de Camargo Ribas (foto), e deve ser inaugurada no dia 17 de junho, data que marca a chegada da primeira expedição de colonização as terras de Guarapuava.
A pouco mais de 100 dias da data, o prefeito disse que a estátua do desbravador já está sendo confeccionada por um artesão da cidade, ele lembrou ainda, que já há algum tempo, vários historiadores vem trabalhando para compor o trabalho do monumento com características bem fieis a época.
Oficialmente a data de aniversário da cidade é o dia 9 de dezembro, quando em 1819 a região foi elevada a categoria de Freguesia de Nossa Senhora de Belém. Porém, muito tem se discutido quanto a verdadeira data, pois já em 1810, Diogo Pinto de Azevedo Portugal, já havia chegado com sua expedição aos Campos de Guarapuava, enviado por D. João, o Príncipe Regente de Portugal.
Foto: Nagel Coelho/Rede Sul de Notícias