22/08/2023



Guarapuava Segurança

Estelionatário que aplicou mais de 40 golpes no PR é preso em Guarapuava

O estelionatário aplicava golpes em pessoas de várias cidades do Brasil. Ele alugava máquinas agrícolas e vendia abaixo do preço real

Portal RSN - Prisão estelionatário

O estelionatário tinha três mandados de prisão em aberto (Foto: Ascom/Polícia Civil)

*Reportagem com vídeo

A Polícia Civil (PC) em conjunto com a Polícia Federal (PF) prendeu em Guarapuava um estelionatário de 42 anos que aplicou golpes em pessoas de várias cidades do Brasil. Conforme as informações repassadas pela 14ª Subdivisão Policial (SDP), só no Paraná estima-se que ele fez cerca de 40 vítimas, apenas no último ano.

A prisão ocorreu nessa segunda (2) quando o homem saía de um supermercado no bairro Vila Carli. Ele tinha três mandados de prisão em aberto expedidos pelo Poder Judiciário local. Segundo a PC, a 8ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Guarapuava e o 16º Batalhão da Polícia Militar também auxiliaram nas diligências para localizar o estelionatário. Confira o momento da prisão:

GOLPE

A principal modalidade de estelionato praticado pelo investigado consistia em alugar maquinários pesados e em seguida vendê-los por preços que variam entre 50 a 60% do valor do equipamento. Em um dos golpes apurados, o criminoso locou dois caminhões, uma retroescavadeira, uma escavadeira e um trator de esteira. As máquinas são avaliadas em R$ 800 mil.

Em Curitiba uma vítima perdeu aproximadamente R$ 600 mil com a locação de duas escavadeiras. Além dos crimes nessa modalidade, o investigado também aplicava golpes na compra de gado com cheques fraudados e vendas falsas de equipamentos para pecuária leiteira.

ORIENTAÇÕES DA PC

A Polícia Civil orienta que os locadores de equipamentos agrícolas sempre consultem o nome do possível cliente e verifiquem se a documentação apresentada é verdadeira.

Aos vendedores de gado, que desconfiem de facilidades demonstradas pelos possíveis compradores e de clientes que querem pagar com cheques de terceiros.

Segundo a PC, as investigações prosseguem para apurar outros casos envolvendo o investigado. O preso permanece na Cadeia Pública de Guarapuava à disposição da justiça.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo