22/08/2023



Segurança

Estelionatários agora atacam pelas redes sociais

imagem-97908

Da Redação

A Polícia Civil de Guarapuava convive, nos últimos dias, com denúncias de golpes que vem sendo aplicados pelas redes sociais. Vários internautas entraram em contato com a Rede Sul de Notícias desde a semana passada dando ciência de tentativas e, em alguns casos, já com vítimas.

De acordo com as informações, o estelionatário frauda determinado perfil no Facebook, troca a senha, e pede emprestado à lista de amigos da vítima, certa quantia em dinheiro. “Usaram o meu perfil para dizer que eu teria que pagar uma dívida naquele dia e como não tinha recebido pedia R$ 200 emprestado e dava o número de uma conta bancária”, diz uma internauta em contato com a RSN. Assim como essa pessoa, várias outras foram vítimas da mesma tentativa. De acordo com o delegado chefe da 14a Subdivisão Policial, Rubens de Miranda Junior, como esse golpe requer conhecimento tecnológico pode estar sendo aplicado por “hacker”. O policial alerta para que nenhuma pessoa atenda pedido postado em redes sociais sem antes contatar quem está pedindo. Para o delegado, porem, essa modalidade de golpe, embora seja nova, está com os dias contados. “Está havendo ampla repercurssão nas próprias redes sociais. O que as pessoas precisam saber é que não se faz nenhum depósito em conta sem antes falar com quem solicitou”.

De acordo com o delegado, ainda nessa segunda feira (24), um novo caso chegou ao plantão da polícia. Os registros são encaminhados para o Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber).

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo