22/08/2023


Segurança

Estradas ruins dificultam retirada de sem terra

imagem-3778

Guarapuava – As péssimas condições das estradas rurais, principalmente, no distrito do Guará, está dificultando a retirada dos pertences das famílias de trabalhadores sem terra da Fazenda Cury na localidade de Monte Alvão.
A reintegração de posse começou às 6 horas da manhã de terça-feira, dia 10, pela Polícia Militar. As estradas ruins não permitem o tráfego de caminhões, segundo a PM.
A fazenda está distante cerca de 33 quilômetros da cidade e há cerca de seis anos 30 famílias ocuparam a área de 60 alqueires de área mecanizadas, 40 alqueires de floresta nativa e restante de pastagens.
Para a operação a PM contou 178 policiais num movimento, segundo eles, pacífico. As famílias reclamam apenas de alguns policiais na troca de turno na noite de terça-feira. Segundo os sem terra a abordagem nesse período foi truculenta.
A única dificuldade enfrentada, de acordo com a polícia, foi na chegada da fazenda. Na estrada havia uma espécie de barreira feita com árvores.
Tão logo souberam da decisão judicial os sem terra desmontaram os barracos, a maioria de lona, e foram distribuídos entre os assentamentos Europa, 13 de Maio e periferia de Guarapuava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo