Onde antes só se via barro, pó e buracos, agora se enxerga um caminho formado por pedras irregulares e a esperança de um novo tempo para o escoamento da safra em pontos importantes do Paraná. Isso porque o Governo do Estado investe R$ 3,9 milhões na pavimentação de 17,5 quilômetros de estradas rurais em três diferentes municípios do Estado.
Assim, são 12 quilômetros em Chopinzinho, na Região Sudoeste, três quilômetros em Porto Barreiro e 2,5 quilômetros em Virmond, ambas no Centro-Sul do Estado. Os recursos são da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, essas obras integram um conjunto de 59 convênios para pavimentação rural atualmente em execução em 48 municípios.
No total serão 185 quilômetros de pavimentação rural em todas as Regiões do Estado, que vão custar R$ 46 milhões, com contrapartidas municipais de R$ 3,2 milhões. São áreas essencialmente agrícolas, que vão conseguir melhorar consideravelmente a logística da produção e ampliar a competitividade dentro do acirrado mercado do agronegócio.
PROGRAMA ESTRADAS RURAIS
A iniciativa faz parte do Programa Estradas Rurais Integradas aos Princípios e Sistemas Conservacionistas – Estradas da Integração, gerenciado pelo Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (Deagro), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Paraná tem como estratégica apostar nas vocações, e o agronegócio é responsável por cerca de 35% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
“A nossa especialidade é produzir alimentos de qualidade para abastecer o mundo”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Essas obras e programas preparam o Estado para crescer e atrair novos parceiros para investimentos”.
É o que pensa também a pequena agricultora Ivete Ossovski, de Virmond. Ela mora há nove anos na Comunidade Santo Antônio, se dedicando ao cultivo de sola e milho. E sabe como poucos o que representa a nova pavimentação poliédrica com pedras irregulares.
“É o desenvolvimento de toda a Região. Quando chovia, formava valetas na estrada e não tinha como passar, tirar os produtos da lavoura. Era prejuízo certo”.
As obras em Virmond vão custar R$ 648 mil. O secretário municipal de Viação, Nelson Luiz de Vargas revela que já perdeu a conta de quantas vezes teve de mandar recuperar com cascalho o trecho de 2,5 quilômetros após uma forte chuva.
“Aí só se via caminhão encalhado para todo lado. Agora a pavimentação é definitiva, o que significa economia para a prefeitura também”.
CHOPINZINHO
Conforme Álvaro Scolaro, prefeito de Chopinzinho, no Sudoeste, os poucos metros que faltam para entregar o trecho de 12 quilômetros da nova estrada rural do município devem ser concluídos neste mês.
Além de todo impacto positivo no agronegócio, ele lembra de aspectos sociais que serão atingidos com a finalização da obra. Assim, o prefeito cita a melhoria no deslocamento de estudantes da Região para as escolas com ônibus escolares e, com a diminuição dos prejuízos, a garantia da manutenção do emprego e renda no campo, ajudando a evitar o êxodo rural.
“O governador sabe a realidade dos pequenos municípios e valoriza o homem do campo. A pavimentação da estrada é reflexo de tudo isso”.
O agricultor Osvaldo de Moraes mora há 68 anos na Região cortada pela via. Planta soja e já ficou inúmeras vezes parado justamente porque a estrada ficava intrafegável. “Em alguns momentos, com a chuva, até os cavalos metiam o queixo no barro”.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, os recursos destinados para a obra em Chopinzinho são mais de R$ 2,5 milhões. Devair Antônio Richard, dono de um aviário que fornece ração para as granjas de Porto Barreiro e arredores diz que era um desafio passar pelas estradas antes da obra. “E o que quebrava de caminhão? A gente era obrigada a parar o serviço e os produtos nunca chegavam na hora certa”.
PORTO BARREIRO
A cerca de 45 quilômetros de Virmond, a felicidade do aposentado Antônio Juarez Ruas é por outro motivo. Assim, a modernização dos três quilômetros de estrada rural em Porto Barreiro vai significar menos tempo para chegar à cidade. “Poderei sair tranquilo que não vou precisar dar uma volta para ir ao Porto Barreiro. Vou ganhar tempo”. A obra vai custar R$ 808 mil.
Ele conta que evitava pegar a via justamente por causa do pavimento irregular e dos inevitáveis buracos e poças com água parada. Agora, diz, faz o percurso com entusiasmo.
Conforme a prefeita de Porto Barreiro, Marinez Crotti, o município já iniciou tratativas com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento para ampliar a obra. Assim, o objetivo é pavimentar mais 10 quilômetros de estradas, que ligam a mais duas comunidades e um distrito da cidade. “É um pedido antigo da população que está saindo do papel. Mais qualidade de vida para todos”.
REESTRUTURAÇÃO DE ESTRADAS
Conforme o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortiga, o plano do governo é ampliar consideravelmente a estrutura dos municípios por meio da pavimentação de estradas rurais com pedras irregulares.
De acordo com ele, dentro do empréstimo de R$ 1,6 bilhão que o Governo do Estado está concluindo junto aos bancos federais (Caixa e Banco do Brasil), já aprovado pela Assembleia Legislativa, R$ 100 milhões serão destinados a obras de reestruturação como as em andamento em Virmond, Porto Barreiro e Chopinzinho.
“Temos ainda uma grande malha rodoviária, geralmente municipal, não pavimentada. Vias que diariamente têm grande circulação de insumos, sementes, fertilizantes, calcário, ração. E uma estrada ruim significa custo maior para a agricultura. A pavimentação permite comodidade, melhores preços e uma competitividade maior”.
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