22/08/2023



Educação

Estrutura da Unicentro torna mais viável a UTFPR em Guarapuava

imagem-15088

Da redação – O reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Vitor Hugo Zanette (foto), vai a Curitiba nesta segunda-feira (12) para  tratar de projetos eoutros assuntos da Unicentro e conversar sobre a instalação de um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Guarapuava. No último sábado, em entrevista ao programa "Cidade Aberta", do empresário Celso Goes, e na frente do presidente do diretório municipal do PPS, Cesar Filho, o reitor ofereceu a estrutura e equipamentos da Unicentro para instalação imediata do campus.
O movimento vem sendo encabeçado pelo deputado federal Cezar Silvestri (PPS). Na sexta-feira (9), o parlamentar trouxe a Guarapuava diretores da UTFPR, que tem sede em Curitiba. Um dos requisitos básicos para o funcionamento do campus é um local. O prefeito Fernando Ribas Carli chegou a anunciar que destinaria um terreno, mas não informou o lugar – para evitar "especulação imobiliária", segundo ele – nem quanto e quando seria feita a aquisição.
No sábado, durante o programa "Cidade Aberta" (na Cultura FM), o reitor Vitor Hugo Zanette disse que já tem experiência de parceria com outras instituições, como a Universidade da América Latina em Laranjeiras do Sul, e que a estrutura da Unicentro está à disposição da universidade tecnológica.
Em Campo Mourão, segundo Cesar Filho, a universidade tecnológica começou funcionando provisoriamente num ginásio de esportes. Em Guarapuava, afirmou ele, a estrutura oferecida pela Unicentro é "incomparavelmente melhor", sem contar que a sede própria pode começar a ser construída , depois que a Prefeitura destinar a área.
Os deputados federais aprovaram uma emenda de Cezar Silvestri prevendo R$ 3 milhões no Orçamento da União para a construção da Universidade Tecnológica em Guarapuava. Paralelamente, Silvestri obteve o apoio da diretoria da UTFPR em Curitiba, incluindo um plano pedagógico, que começa a ser elaborado nesta semana, e gestões junto ao Ministério da Educação, para contratação de professores, que também
já foram iniciadas. Só faltava o terreno.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo