O espaço já é um território familiar para a Mariana Melquiades da Silva, de 18 anos. A estudante de Francisco Beltrão identificou 12 asteroides e agora, está se preparando para ir aos Estados Unidos. Ela participará de um treinamento parceiro da Nasa.
Sendo assim, o convite veio após a paranaense ganhar o prêmio de Cientista Cidadã na 4ª edição do Caça Asteroides. Desse modo, o programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) tem parceria com a Nasa e o International Astronomical Search Collaboration (IASC). Conforme a jovem, este é apenas o começo de uma jornada cientifica.
Pra mim, isso significa a realização de um sonho. Isto porque, estou sentindo que estou conquistando meu lugar no mundo por meio da ciência, que é uma paixão que eu sempre tive desde pequena.
Para isso, a aluna se aplicou aos estudos e no treinamento do programa. A cientista cidadã estudou no Colégio Estadual Industrial desde o sexto ano do ensino fundamental. De acordo com a diretora auxiliar, Marinês Dalbosco, “Mariana sempre foi muito dedicada, uma aluna destaque”.
Além disso, como a próxima parada é nos EUA, a diretora conta que a comunidade escolar continuará dando apoio, para ela alcançar este sonho. “A nossa escola está em festa com a conquista dela. Por isso, estamos atrás de patrocínio para ela conseguir ir no próximo encontro nos Estados Unidos no ano que vem”.
Contudo, para Mariana seu objetivo está mais além. Ela deseja ingressar no Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) para cursar engenharia aeroespacial. “Quero conquistar o mundo por meio da ciência”.
(*Com informações do Portal Band Paraná)
Leia outras notícias no Portal RSN.