22/08/2023
Esportes Região Tecnologia

Estudantes de Pinhão criam lixeira inteligente e participam da FIciencias

Alunas do Colégio Mario Evaldo Morski de Pinhão apresentam o projeto da lixeira na Feira de Inovação das Ciências em Foz do Iguaçu

alunas pinhão

Conforme o Colégio, a criação é mais que uma simples lixeira (Foto: Kiko Sierich/PTI)

Alunas do Colégio Mario Evaldo Morski de Pinhão apresentam o projeto de uma lixeira sustentável na Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias) 2022. A oportunidade ocorre em Foz do Iguaçu e reúne estudantes de todo o Estado. Com o objetivo de contribuir com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, as alunas Odaiana Jocoski, Pamela Cordeiro, Roberta Oliveira Serapio desenvolveram o projeto.

Destinada a estudantes do ensino fundamental e médio, a FIciencia está na 11ª edição. De acordo com a coordenação, a feira busca apresentar ideias criativas e inovadoras, em diversas áreas das ciências. A grade de programação de atividades inclui ainda Hackateens, FIciencias Kids e palestras.

Conforme as estudantes, a iniciativa do projeto partiu da necessidade de incentivar o descarte correto do lixo, por meio da separação de materiais recicláveis para a coleta seletiva.

A proposta da lixeira inteligente busca de maneira divertida e lúdica o aprendizado das crianças sobre a importância em reciclar para um mundo melhor.

Desse modo, as jovens criaram um design moderno e tecnológico. A lixeira automática funciona da seguinte forma: quando aproxima-se o lixo, sensores identificam o material. Em seguida, o compartimento interno do resíduo gira para receber o descarte. “Ela não só separa o lixo automaticamente, como também cita informações sobre o tempo que demora a ser decomposto e impactos à natureza”.

De acordo com o Colégio, a criação é mais que uma simples lixeira. Além da preocupação com o meio ambiente ela também é inclusiva, já que auxilia pessoas com deficiência auditiva com efeitos de luzes e display digital que permite que o descarte dos resíduos ocorra corretamente.

Um projeto de educação ambiental, inclusão social e econômico, que possibilita a redução da poluição e consumo de recursos não-renováveis de forma sustentável e ecológica.

OPORTUNIDADES

Com orientação do professor João Manuel de Lima, o projeto que era visto como um “trabalho simples” começou a chamar a atenção pelo diferencial. “Quando começamos a apresentar para outras pessoas elas começaram a falar que era um projeto diferente. Então resolvemos tentar passos maiores, trazendo para a feira”.

Por fim, para Roberta, aluna representante da equipe, ser classificada para o FIciencias já representou uma conquista.

Só a oportunidade de estar aqui, ser classificada, conviver com outras pessoas, trocar experiências e conhecer outros projetos já é maravilhosa. A gente está ganhando só de estar aqui, de poder conhecer muito além do nosso projeto e do nosso campo de visão.

FICIENCIAS

O FIciencias 2022 iniciou na segunda (24) e vai até está sexta (28) no Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) em Foz do Iguaçu. Desse modo, é organizado pela Itaipu Binacional, conta com a parceria da UEL, UEM, Unicentro, UFFS, UTFPR e Unila.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.