22/08/2023
Educação

Estudantes realizam protesto no Terminal da Fonte pela inclusão do passe livre

imagem-61603

Foto: Lizi Dalenogari

Estudantes da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Colégio Carneiro Martins, Visconde de Guarapuava, SESC e outras instituições de ensino participaram de uma manifestação pela inclusão do passe livre estudantil no transporte público municipal. Os estudantes se aglomeraram em uma das entradas do terminal para reivindicar, através de cartazes e um auto falante, a implementação do passe livre. A saída de ônibus no terminal não foi prejudicada pelo protesto.

 O movimento foi encabeçado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicentro e pelo Movimento Passe Livre de Guarapuava. “Enquanto eu estudava, a Pérola me enrolava”, dizia um dos cartazes durante o protesto.

IMPLANTAÇÃO

A última conversa entre estudantes e o poder público municipal sobre a implantação do passe livre na cidade aconteceu em outubro, quando o prefeito Cesar Silvestri acenou positivamente para a implantação do passe livre para estudantes. Na reunião, ficou como acordo que o benefício será concedido apenas aos estudantes que comprovarem renda familiar média de até três salários mínimos por mês, matriculados no ensino fundamental, médio, técnico e superior. O passe será livre apenas durante o ano letivo.

A proposta só será oficializada na próxima reunião, marcada para o dia 07 de novembro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.