O prefeito ‘Eder da Balsa’, de Goioxim, teve uma semana com saldo positivo. Ele emplacou dois projetos com recursos do Governo do Estado. O primeiro deles, inclui Goioxim entre os 93 municípios paranaenses que contarão com o programa ‘Bons Olhos’. O segundo, trata-se do repasse de R$ 250 mil para fortalecimento da política da Criança e do Adolescente.
Conforme o prefeito, o ‘Bons Olhos’ disponibiliza 67 mil consultas e exames oftalmológicos. Além de distribuir gratuitamente 10,9 mil óculos para estudantes da rede estadual de ensino. Esse atendimento ocorre entre os dias 7 e 25 de abril. De acordo com o cronograma, nesse período ocorre a triagem e o credenciamento dos estudantes. Além disso, contará com atendimentos presenciais e on-line de 25 de abril a 13 de junho.
Durante o processo, os alunos passarão por exames básicos e, quando necessário, terão consultas especializadas. Em caso de diagnóstico de problemas oftalmológicos, os estudantes receberão óculos de grau com lentes antirreflexo e armações de acetato. Eles podem escolher entre diversas opções de modelos e cores.
REPASSE FUNDO A FUNDO
Já o repasse de R$ 250 mil para Goioxim permitirá que o município aplique os recursos de maneira autônoma em ações voltadas ao atendimento das necessidades das crianças e adolescentes. Ou seja, na compra de materiais pedagógicos, esportivos, alimentos, móveis, entre outros itens essenciais para o desenvolvimento e bem-estar da juventude local.
Os recursos, oriundos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e administrados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), terão repasse na modalidade fundo a fundo. Os recursos poderão ser utilizados em materiais de consumo, pedagógico e esportivo, materiais de higiene e limpeza, artesanato e recreação, além do desenvolvimento de materiais de áudio, vídeo e foto, despesas com impressão de materiais gráficos, alimentos perecíveis e não-perecíveis, veículo e móveis.
Leia outras notícias no Portal RSN.