22/08/2023
Economia

Estudo da Serasa Experian aponta que inadimplente tem 5 dívidas em atraso

Estudo inédito da Serasa Experian aponta que o consumidor brasileiro, que está na lista de inadimplentes, tem em média 5 dívidas em atraso e leva cerca de 217 dias para conseguir honrar seus pagamento e voltar a ter acesso ao crédito.
“São vários os motivos que levam à inadimplência: perda de emprego do consumidor ou de alguém da família e doença. Mas uma das causas que mais nos preocupa é a do descontrole de gastos. O país não dispõe de mecanismos para evitar o superendividamento do consumidor e isto é uma vulnerabilidade, pois hoje não se sabe quem está com dívidas acima de sua capacidade de pagamento e se desconhece o histórico de crédito, na hora da concessão”, afirma Ricardo Loureiro, presidente da Serasa Experian e da Experian América Latina.
O presidente ressalta que “há muitas oportunidades, muitas ofertas seduzindo. Se fôssemos financeiramente bem-educados (não somos), isso não seria problema. Assim, muitas oportunidades, podem se traduzir brevemente em muitos problemas. Gastar a prazo sem um planejamento metódico provavelmente levará muitas famílias a perder as rédeas da situação, podendo ficar até sete meses sem acesso ao crédito. O brasileiro merece comemorar e consumir, porém, não a ponto de arruinar o orçamento dos meses seguintes. Equilíbrio é a palavra chave. As conquistas têm que se manter para o resto da vida. Precisamos conferir sustentabilidade ao nosso consumo e dívidas.”
Segundo os economistas da Serasa Experian, a inadimplência do consumidor continua ganhando força na mesma direção do endividamento, porém a evolução da renda e do emprego formal tem ajudado a evitar um crescimento acelerado do índice.

Campanha de recuperação de crédito
A Serasa Experian lançou no final de outubro uma campanha de Natal 2010, que busca incentivar empresas do país a aproveitarem a data comemorativa mais expressiva para o comércio no Brasil para promover a recuperação de crédito do consumidor.
A campanha tem como objetivo dar segurança aos negócios no Natal e busca sensibilizar 300 importantes grandes empresas do comércio a oferecerem aos consumidores novas possibilidades de renegociação de dívidas em atraso diretamente com seus credores, de acordo com a sua capacidade de pagamento.
A partir desta campanha, ações de recuperação serão cada vez mais eficazes porque, além de abrirem espaço para relacionamento e renegociação, conseguem tratar individualmente caso a caso, garantindo sua a assertividade.
Na campanha de Natal 2010, a empresa reverterá para instituições sem fins lucrativos uma parcela do faturamento que obterá com a venda de alguns de seus produtos de recuperação, como Collection Scoring PF, Análise da Carteira PF e Lista Premium.
Os clientes que aderirem a um destes produtos, até 30 de novembro de 2010, poderão indicar uma das três organizações não governamentais selecionadas previamente pela Serasa Experian para o recebimento da doação.

Cristina Esteche

Jornalista

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