O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou os estudos para implantação de um novo campus da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em Pato Branco. A decisão ocorreu nessa quinta (15) em uma reunião com o prefeito do município, Robson Cantu.
De acordo com o governador, a ideia é aproveitar o potencial da Região voltado ao setor tecnológico e de inovação formando mão de obra qualificada. “Pato Branco não tem nenhum curso das universidades estaduais. Então vamos começar com dois na área de tecnologia e ir ampliando isso no futuro para termos um campus bem estruturado”.
Ainda segundo Carlos Massa Ratinho Junior, um novo campus vai oferecer mais oportunidades aos jovens do Sudoeste. Bem como potencializar as vocações regionais, acompanhando o crescimento da cidade e contribuindo com o desenvolvimento local.
Já para o prefeito de Pato Branco, a instalação da Unicentro na cidade resolve uma demanda histórica e democratiza o acesso da população regional ao ensino superior. “Pato Branco não tem unidades das universidades estaduais e hoje temos a oportunidade de corrigir esse erro histórico”.
UNICENTRO
Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), a universidade está inserida no contexto de 50 municípios nas Regiões Centro-Oeste e Centro-Sul do Paraná. A instituição oferece oportunidades de formação em nível superior de graduação e pós-graduação. Além de ter serviços voltados à comunidade e ao desenvolvimento regional.
Ainda, atualmente nos campus há 40 cursos de graduação, diversos cursos de pós-graduação em nível de especialização lato sensu e 17 programas stricto sensu, sendo 17 mestrados e oito doutorados.
Além disso, com a expansão da modalidade de Educação a Distância (EAD), a universidade atinge quase que 100% das Regiões do Paraná. Desse modo, por conta dessa abrangência que a Prefeitura de Pato Branco fez a consulta para a possibilidade que a Unicentro levasse cursos da área de tecnologia, inovação e agronegócio para o município.
IMPLANTAÇÃO
De acordo com o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, como processo de implantação está bem encaminhado, ele deve ser aprovado.
“Temos por parte da universidade um planejamento da oferta inicial de dois cursos tecnólogos que vão ao encontro do ecossistema de inovação que se estabelece em Pato Branco. A Unicentro nunca se negou a atender demandas da sociedade e já tem os projetos. Temos agora a fase de discussões internas dos conselhos universitários e a validação pelo Governo para que se torne uma realidade”.
PATO BRANCO
Pato Branco conta com um Parque Tecnológico desde 2016. O espaço dispõe de estruturas físicas compostas por seis módulos industriais de 553,8 m² cada para empresas âncoras, e 1.720 m² divididos em 32 salas de 25 m² cada, destinadas ao próprio sistema de inovação e empresas incubadas na ITECPB.
Por fim, representantes do município também fazem parte dos arranjos de pesquisa coordenados pela Fundação Araucária e outras entidades estaduais.
Leia outras notícias no Portal RSN.