O evento que integra a programação do Outubro Rosa 2018 estabelece a noite desta segunda feira (15), como o Dia D para a comunidade praticar a solidariedade e colaborar com o processo de luta das mulheres contra o câncer de mama e colo de útero, a partir da doação de cabelos. De acordo com a coordenadora administrativa do centro de especialidades da Faculdade Guairacá, que sediará o evento, a iniciativa já existe há quatro anos na instituição e permanece em atividade devido a participação ativa da sociedade.
“Sempre tivemos uma adesão expressiva da comunidade, tanto de um modo geral, quanto dos próprios acadêmicos da instituição. Como a ação ocorre todos os anos, já sabemos que as pessoas esperam e se programam para ela. Sempre temos crianças que deixam o cabelo crescer e participam aqui, doando o cabelo”, contou Bianca.
No ano passado, mais de 90 pessoas participaram da ação solidária, entre acadêmicos e a comunidade em geral. Nessa ação coletiva, 4kg de cabelo foram arrecadados.
Silvana Missel Rosa Horst é uma das profissionais responsáveis pelo corte de cabelo dos doadores durante o evento. Segundo ela, quem decide colaborar, recebe o corte sem custo.
“Quem participa doando o cabelo com um tamanho de 25 centímetros não paga pelo corte. Nós realizamos o corte no evento e depois, reunimos com os cabelos que vem de outras doações ou iniciativas e encaminhamos para o profissional que faz a peruca. A produção da peruca tem um custo maior, pago com ações coletivas. Todas as perucas ficam à disposição gratuita de pacientes do Hospital São Vicente, da ACPAC, para utilização durante o tratamento”, declarou.
Para quem quiser participar e integrar a corrente solidária, basta dirigir-se ao saguão da Faculdade Guairacá hoje (15), às 19h.