Diego Canci, com fotos de Lizi Dalenogari
Quem passar pelo lago nesse fim de semana, verá uma movimentação diferente na pista de skate. É a primeira etapa do Guarapuava Skate Contest, que reúne mais de cem skatistas entre sábado (25) e domingo (26). A maior parte dos participantes é da região, porém estão inscritos também representantes dos estados de Santa Catarina e São Paulo.
O responsável pelo evento, Jeferson “Pelé” se mostrou empolgado com a participação da comunidade na competição. Para ele o envolvimento dos atletas da cidade é fundamental para a difusão do esporte. “Existe ainda muita discriminação. Muita gente acha que quem anda de skate é “maloqueiro”, é desocupado. Então o evento é importante para difundir o esporte e tirar da comunidade essa visão de preconceito”, comenta Pelé.
As categorias estão divididas entre: mirim, iniciante, amador 2 e amador 1. Em todas elas haverá entrega de troféus do 1º ao 6º colocado, e medalhas do 7º ao 10º melhor. Quem executar a melhor manobra, recebe ainda um prêmio especial.
As apresentações do grupo amador 1 são as mais esperadas, pois essa é a categoria mais próxima dos profissionais e consequentemente, a que reúne os melhores atletas da competição. Entre esses competidores, está o curitibano Gabriel Gomes. Ele conta que anda de skate há cerca de 12 anos e já participou de competições em vários estados do Brasil, colecionando mais de cem medalhas e troféus. “O evento aqui está com uma boa organização. Veio uma galera com um alto nível, e a competição está bem forte. É esse tipo de evento que é bom participar”, afirma o skatista.
Além dos atletas amadores, a organização do Guarapuava Contest, trouxe também cinco skatistas profissionais que farão apresentações para atrair o público e prestigiar o evento. Um desses convidados é Marcos Matozo, o Cão, que não poderá se apresentar, pois fará uma cirurgia no joelho em breve. É dele a missão de narrar as manobras durante o fim de semana. “Todo o evento que acontece assim em um lugar público é muito bacana. Isso ajuda a revelar novos talentos e é uma opção de vida para a criançada. É muitas vezes uma saída para essa galera, porque o skate é muito mais que um esporte, é um estilo de vida”, completa ele.
A competição que começou hoje (25) segue até amanhã (26) quando ao final do dia serão conhecidos os vencedores de cada categoria. Para quem quiser acompanhar as apresentações, elas acontecem no Parque do Lago de Guarapuava na pista de skate, a partir das 10h.