22/08/2023
Política

Ex-barrageiro é o novo diretor da Itaipu

Nomeação de João Pereira dos Santos saiu no Diário Oficial da União desta sexta feira

diretor nomeado

João e Edésio Passos , ex-diretor administrativo da Itaipu (Foto: Itaipu)

O Diário Oficial da União (DOU) desta sexta feira (16) traz a publicação da nomeação do empregado aposentado de Itaipu João Pereira dos Santos como novo diretor-administrativo. Ele assume no lugar de Marcos Baumgärtner, que deixa o cargo. O decreto é assinado pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. O mandato vai até 16 de maio de 2022.

Essa é a primeira vez que um empregado aposentado assume uma diretoria de Itaipu. João Pereira volta para a empresa dois anos e quatro meses após se aposentar. Ele trabalhou por 34 anos na usina. “Esse é um retorno bem-sucedido, que quero cumprir com muita responsabilidade. É um orgulho para mim voltar para essa casa, onde trabalhei por mais de três décadas e fui muito feliz”, diz. A posse no novo cargo está marcada para segunda-feira (19), em Curitiba.

O novo diretor administrativo tem 56 anos de idade e havia se despedido de Itaipu em outubro de 2015. Seu último cargo foi assistente da Diretora Administrativa. Era braço-direito do diretor administrativo, Edésio Passos. Mas a história de João Pereira com a empresa vem desde 1981, quando começou a trabalhar na construção da obra como montador pela empresa terceirizada Unicon. Foi amarrado por cabos de segurança que ele se equilibrava nas alturas, vendo o gigante de aço e concreto tomar forma na fronteira do Brasil com o Paraguai.

A SAGA

De ex-barrageiro a aposentado e, agora, diretor administrativo, foi uma longa jornada. Em 1981 veio para Foz do Iguaçu, exatamente para trabalhar na construção de Itaipu. Sua primeira casa foi o alojamento B-12, um dos muitos onde hoje está instalado o Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Mas o sonho da contratação como empregado chegaria mais tarde.

Em 1984, João fez teste na Caeeb/Itaipu para escriturário e entrou para o quadro próprio. Em julho do mesmo ano, passou no vestibular da Facisa (hoje Unioeste), para o curso de Administração.

Em 1988 estava formado. No ano seguinte, casou-se com a Márcia Helena – com quem teve três filhos: Juliany, Priscila, Samuel.

Na Itaipu, atuou como em atividades administrativas na área de RH (de 1984 a 2004), foi gerente da Divisão de Planejamento e Atividades Especiais da Superintendência de Segurança Empresarial (2006 e 2007); gerente do Departamento de Serviços Gerais (2007 a 2009) e assistente do diretor administrativo (entre 2009 e 2015). Depois de Itaipu, atuou ainda como secretário de Administração e Gestão de Pessoas, na Prefeitura de Foz do Iguaçu, em 2016.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.