O ex-presidente da Câmara Municipal deVentania, na região dos Campos Gerais doParaná, Celio Martin Finta (PPS) foi enterrado na manhã desta segunda-feira (18), no Cemitério Municipal. De acordo com a Polícia Civil, Finta foi encontrado morto no sítio dele, na manhã de domingo (17), com um tiro na cabeça. A polícia investiga o caso.
Finta foi vereador de 2001 a 2004 e exerceu a presidência da Câmara Municipal entre 2001 e 2002. Nas eleições municipais de 2012, candidatou-se a vice-prefeito, mas não foi eleito. Atualmente, trabalhava como técnico do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Segundo o vereador Izaias Carneiro (PSC), quem também era amigo de Finta, no sábado (16), o ex-parlamentar foi até o sítio para roçar uma área. “A esposa estranhou a ausência dele no domingo cedo. O sogro decidiu ir à propriedade para ver o que tinha acontecido e o encontrou morto”, conta. Carneiro afirma que Finta era uma pessoa tranquila e não tinha rixa política.
De acordo com o delegado João Gustavo Cury, os investigadores estão atrás de provas que possam solucionar o crime. “Vamos começar a ouvir parentes para descobrir se ele tinha algum inimigo ou se vinha sofrendo ameaças”, comenta. Cury conta que já existe uma linha de investigação, mas que, por enquanto, não há suspeitos. “Não se sabe se era alguma questão política, mas ainda é muito cedo para falar”, declara.
Celio Finta era natural de Canoinhas, Santa Catarina, e tinha 45 anos. O ex-vereador deixou a esposa e dois filhos.