22/08/2023



Agronegócio

Expo Brasil de Charolês traz criadores da raça para Expogua

imagem-28728

Uma das novidades da 36ª Expogua é que a 18ª Expo Brasil de Charolês fará parte da programação da feira. O tradicional evento é organizado pelo Núcleo de Criadores de Charolês da Região de Guarapuava, presidido pela produtora rural Hildegard Reinhofer.
Incluído no circuito nacional de exposições da raça credenciadas pela Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês), o evento será realizado de 04 a 07 de agosto, no Parque de Exposições Lacerda Werneck.
No dia 06, a partir das 09 horas, terá início o Julgamento de Classificação Mocho e Aspado. Já no dia 07, a partir das 15 horas, haverá um Leilão de Elite com entrega de prêmios, além de um Leilão de Animais Rústicos. Este ano, os leilões ficarão a cargo do selecionador da raça e membro do Conselho Técnico da ABCCharolês, Jorge Renato Abreu, de Alegrete/RS.
Unindo forças com a Expogua, o evento é uma oportunidade de os criadores avaliarem o trabalho desenvolvido ao longo do ano, comparando seus animais com os de outros produtores.
Charolês
De acordo com as informações da Associação Brasileira dos Criadores de Charolês, a raça é originária da França, mais precisamente de Charolais e Brionais, no Distrito de Charolles. No Brasil, a criação só teve início em 1885, quando dois reprodutores foram importados da França pelo governo Imperial.
Atualmente, o rebanho Charolês no país está estimado em 100 mil animais PC (puros de criação) e 50 mil PO (puros de origem). Suas principais características são a pelagem branca e o grande porte, tanto na altura como no comprimento. O Charolês ainda se destaca por sua estrutura óssea e musculatura, excelente rendimento de carcaça e precocidade nos cruzamentos e nos abates.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo