O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Guarapuava (NCCCG), com o apoio do Sindicato Rural de Guarapuava, promove até domingo, 27, no Parque de Exposições Lacerda Werneck, a Expo Crioulo de Verão 2011. Este evento é credenciado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e está classificado como nível B, por conter mais de 100 animais em exposição.
A primeira edição do evento conta com 170 cavalos, sendo 109 animais que entram em pista para julgamento, 38 animais para leilão e animais que estão em exposição.
Na programação deste primeiro dia estão previstos julgamentos e admissão para provas funcionais e o leilão que inicia às 20h desta sexta-feira, 25.
Para este sábado (26), está programada a continuação dos julgamentos morfológicos e entrega dos prêmios para os grandes campeões. No domingo, serão as provas funcionais amadoras e o almoço tradicional do Borrego de Dois Fogos.
Segundo o presidente do NCCCG, Dario Caldas Serpa, vieram cabanhas da região, e ainda do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “O evento está superando as expectativas, porque conseguimos 170 animais e por se tratar de um evento nível B, os animais desta exposição conseguem uma nota melhor perante a ABCCC”, completou Serpa.
Julgamentos
Segundo o jurado Francisco Kessler Fleck, os animais apresentam alta qualidade “Os animais que estão nas pontas das categorias são de qualidade a nível nacional, tanto geneticamente como morfologicamente. Realmente, de primeiro nível dentro da raça crioula”, comentou.
Os animais julgados são divididos em categorias de idades e em cada categoria é escolhido um campeão, posteriormente é escolhido o grande campeão de cada sexo e finalmente eleito o grande campeão, que representa a qualidade dos animas apresentados no evento.
Segundo o inspetor técnico da ABCCC, Jorge Agnelo do Nascimento, são avaliados morfologia (padrão racial e definição de sexo) e também a funcionalidade. “Por o cavalo crioulo ser um animal de cela, um cavalo de trabalho, ele precisa, além de bonito, ser um animal funcional e resistente ao trabalho”, completou Nascimento.
O criador argentino Turmo Scheaffner destacou a qualidade superior que encontrou na exposição em Guarapuava “Fiquei muito impressionado pela quantidade e qualidade dos animais apresentados aqui. Sou um apreciador da raça crioula brasileira. Para nós é muito importante esse intercâmbio de informações entre criadores”, disse.
Leilão OK e convidados
O leilão de Cavalos Crioulos será no recinto de leilões do Parque de Exposições e estará sob a organização da NCCC Cuarapuava e Trajano Silva Remates, empresa sul-riograndense, especializada em leiloes da raça. Marcelo Silva, proprietário da empresa de remates, destacou a qualidade dos animais da região, por serem animas competitivos nacionalmente. “Diante da qualidade, hoje acredito que cada animal pode ser comercializado entre 15 e 25 mil reais”, avaliou o leiloeiro.
O leilão será transmitido ao vivo pela web tv no site www.trajanosilva.com.br. Todos os criadores interessados podem dar seus lances em animais égua para cria, macho reprodutor e animais domados.
O criador interessado ainda pode acessar o catálogo de animais que vão a leilão hoje nos endereços eletrônicos: http://cavalocriouloguarapuava.blogspot.com/ e http://cavalocrioulook.blogspot.com/