Pelo segundo ano consecutivo, a ExpoBrasil de Charolês fará parte da programação da Expogua. Nestaedição, que será realizada de 8 a 12 de agosto, é esperado um total de 80 animais distribuídos entre leilão, exposição e julgamentos. O evento, que acontecerá no Parque Lacerda Werneck, reúne discussões técnicas, avaliações dos rebanhos e a oportunidade de adquirir bovinos.
De acordo com o diretor do Núcleo de Criadores de Charolês, Josef Pfann Filho, os objetivos da iniciativa residem na comparação entre rebanhos, troca de experiências e compra de genética de alto nível. “Os participantes poderão medir o desempenho dos animais expostos e julgados, levando em conta aspectos técnicos, de caracterização racial, fenotípica e peso, diante de colegas criadores”, ressalta Josef, que enaltece a raça em questão. “O gado charolês é o que mais ganha peso. Não há espécie que supere este nível”.
Atualmente, é tendência no meio agropecuário a busca do produto ideal, sendo a exposição um local que possibilita tal objetivo. “Para todas as raças de corte procura-se o animal que ofereça as melhores condições de ganho de peso e qualidade de carne. Os produtores querem oferecer, além dos itens citados, uma redução de custo para o melhor produto e a ExpoBrasil permitirá troca de informações, visando a proposta”, destaca Josef.
O cargo de avaliação dos animais será sob a tutela do jurado Célio Heim, de Londrina (PR). Além de médico veterinário, ele é juiz da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebuínos). Os premiados, nas diversas categorias, receberão produtos ofertados pela organização, além da pontuação ao animal destinada ao ranking nacional anual.
Aos criadores interessados, as inscrições para a 19ª ExpoBrasil de Charolês podem ser feitas até a próxima quarta-feira, dia 1º, na Sociedade Rural de Guarapuava.
PROGRAMACÃO
Entrada de animais: 08 e 09/08
Julgamento de admissão: 10/08
Julgamento de classificação: 11/08
19º Leilão ExpoBrasil de Charolês: 12/08, às 14h
Saída de animais: 13/08
Com Assessoria/Sindicato Rural de Guarapuava