Na noite de ontem (sexta-feira, 11), a Sociedade Rural de Guarapuava recebeu a imprensa e autoridades para lançar oficialmente a programação da XXXV EXPOGUA (Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava). A tradicional festa anual, sempre tão aguardada pelos guarapuavanos e região, será de 6 a 15 de agosto nas dependências do Parque de Exposição Lacerda Werneck.
Dentre as autoridades presentes, o lançamento contou com o representante do governador Orlando Pessuti, o gerente Regional do Instituto Emater de Guarapuava; Licius Pollatti Schouhli, além da imprensa, patrocinadores, parceiros e convidados. Como também dos alunos de Jornalismo da Unicentro, que estão responsáveis este ano por toda a assessoria de imprensa da exposição feira.
O secretário municipal de Indústria e Comércio, Mauro Cláudio Temoscho, representando o prefeito Fernando Ribas Carli, ressaltou a importância do evento que há 35 anos mostra a força da economia e a união das entidades: “parabéns pelas inovações no evento, a exemplo do concurso da Rainha Expogua, que é uma maneira de trazer o jovem para a exposição”, observou.
O presidente da Sociedade Rural de Guarapuava, Nelson Silva Virmond, representando seus 258 associados, explanou como serão os 10 dias de exposição, que contará com várias raças de bovinos, eqüinos, ovinos, caprinos, julgamento e leilões. “Este ano teremos novidades nos bovinos. Contaremos com três ou quatro novas raças”, avisa. Dentro da vasta programação, o tradicional torneio leiteiro e a final do Ranking Paranaense de Ovinos, com premiação por raças.
Na parte agropecuária, um ciclo de palestras com palestrantes qualificados. “Abordarão a parte técnica destinada a criadores e estudantes”, explica. Além dos shows e do rodeio, o público também poderá visitar o Pavilhão da Indústria e Comércio e contar com o parque de diversões.
De acordo com Virmond, a movimentação financeira de 2009 com stands, leilões e praça de alimentação ficou em torno de R$ 1 milhão e 200 mil. Ele espera que a movimentação anterior seja superada. “Como não temos mais a gripe suína com tanta força como ano passado, esperamos que o valor seja superado”, analisa.
Embora tenha havido a vacinação, os visitantes que quiserem receberão máscaras para visitar a exposição feira. “Além das máscaras, álcool gel nos stands. Toda a prevenção necessária”, avisa o presidente do Sindicato Rural.
Confira todas as fotos do lançamento da programação da Expogua 2010 na Rede Click:
Texto e foto: Andréa A. Alves