22/08/2023

Exposição aborda vida dos índios Xetás

imagem-14672

Guarapuava – O artista plástico curitibano Silvio Rocha realiza uma exposição dedicada a tribo indígena Xetá, desde a última sexta-feira no Sesc de Guarapuava. A exposição completa possui dez telas, um documentário de 15 minutos e dois painéis com fotos dos indígenas. Guarapuava é a 11ª cidade a receber a exposição, que foi realizada com o apoio do Ministério da Cultura.

“Nosso objetivo foi realizar um resgate cultural dos índios Xetás, já que existem apenas seis no Paraná, sendo que dois deles estão em Guarapuava. Na verdade, oficialmente, a exposição havia se encerrado em Curitiba. Mas devido a essa ligação da cidade com os Xetás, resolvemos vir a Guarapuava”, comenta Rocha.

Ele destaca ainda que a escolha das cidades que receberam a exposição foi feita com base na herança indígena deixada nos locais. Por isso, a exposição circulou prioritariamente pela região Noroeste do Paraná. Rocha, que possui uma carreira comercial na capital paranaense além do trabalho recente, informa que o resultado da pesquisa já está disponível em outros âmbitos.

“Realizamos uma extensa pesquisa para embasar a produção artística. Graças a isso, o material levantado por nós logo estará integrando o material escolar distribuído pelo governo estadual”, comemora.

Foto: parte das telas da exposição de Silvio Rocha (Nagel Coelho/Rede Sul)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo